Fechar
GP1

Esportes

Kamila Cardoso é selecionada na 3ª escolha do draft da WNBA

Com apenas 22 anos e 2,01m de, a mineira se consagrou campeã da NCAA, liga de basquete universitário.

Após uma temporada de destaque no basquete universitário, a brasileira Kamilla Cardoso foi selecionada como terceira escolha geral no draft da WNBA, sendo selecionada pelo Chicago Sky na noite dessa segunda-feira (15), em Nova York. A pivô se torna assim a brasileiro com escolha mais alta no draft da WNBA.

Com apenas 22 anos e 2,01m de altura, a mineira se consagrou campeã da NCAA, liga de basquete universitário dos Estados Unidos, pela segunda vez jogando com o South Carolina Gamecocks. Na temporada de 2024, Kamilla Cardoso teve a surpreendente média de 14,4 pontos, 9,7 rebotes, 2 assistências e 2,5 tocos.

Foto: Divulgação/AscomKamilla Cardoso é 3ª escolha do draft da WNBA
Kamilla Cardoso é 3ª escolha do draft da WNBA

Além dos números de destaque e de seu segundo título, Kamila Cardoso ainda encerrou a temporada da NCAA eleita como a melhor defensora da liga e foi a principal jogadora da final, onde anotou um duplo-duplo com 15 pontos e 17 rebotes.

Quem é Kamilla Cardoso

A brasileira nasceu em Montes Claros, no estado de Minas Gerais, mas construiu toda a sua carreira no basquete nos Estados Unidos, onde chegou aos 15 anos com o intuito de investir na carreira. Antes de atuar por South Carolina, Kamilla jogou pela Universidade de Syracuse.

Além da carreira nos Estados Unidos, Kamilla Cardoso atuou pela Seleção Brasileira, onde conquistou a Copa América em 2023 e o Campeonato Sul-Americano em 2022. Além dos títulos, a pivô acumula inúmeras convocações. Ao ser selecionada na terceira escolha, Kamilla supera Stephanie Soares, que foi draftada na 4ª escolha no draft de 2023.

Entenda como funciona o Draft

Assim como na NBA, a WNBA abre as portas para novos jovens jogadoras através do Draft, uma espécie de seleção que as franquias fazem de acordo com aquelas jogadoras que se inscreveram. O Draft da WNBA é dividido em três rodadas, onde cada franquia pode selecionar três jogadores por ano. Geralmente as jogadores com melhor desempenho são as primeiras a serem escolhidas.

A ordem de escolha é feita a partir de uma loteria, onde os times com pior desempenho na temporada anterior, ou seja as equipes que terminaram nas posições mais baixas tendem a ficar com as primeiras escolhas. Supondo que cinco equipes tiverem um desempenho inferior do que as outras na temporada anterior ao draft, elas passam por uma espécie de sorteio para decidir quem vai ter a primeira escolha.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.