Fechar
GP1

Altos - Piauí

Agentes controlam motim na Colônia Agrícola Major César

A rebelião iniciou por volta das 12h40 e durou cerca de duas horas. Quatro presos ficaram feridos.

Agentes penitenciários controlaram na tarde desta segunda-feira (13), o motim iniciado por detentos na Colônia Agrícola Major César, localizada na BR-343, em Altos. A rebelião iniciou por volta das 12h40 e durou cerca de duas horas. Segundo Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi, os presos queimaram colchões, arrancaram grades e agrediram os agentes. 

Três detentos foram baleados no peito, perna, virilha e encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), dois deles, sem risco de morte. Outro preso foi agredido a pauladas dentro da unidade. Eles foram identificados como Claudenilson Araújo dos Santos, Edval da Silva Sousa, Thalisson Abraão Almeida e Antônio Pereira Gomes.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Kleiton HolandaKleiton Holanda

“A major César está com uma superlotação carceraria, com a estrutura praticamente abalada e agora com as chuvas [...] O que ocorreu foi questão de uma bebida que um dos parentes dos presos jogou na lateral, os agentes fizeram a apreensão dessa bebida, e 'aí' os presos desencadearam um movimento na unidade. Arrancaram  grades que estavam praticamente soltas, queimaram colchões, agrediram os agentes com pedradas, estilete e com muita perspicácia dos agentes conseguiram conter o movimento dos presos. Os tiros foram dados em advertência no sentido de coibir a entrada dos presos até o prédio administrativo”, relatou Kleiton Holanda.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Antonio Pereira Gomes, foi atingido por uma bala de borrachaAntonio Pereira Gomes, foi atingido por uma bala de borracha

O preso identificado como Antônio Pereira Gomes informou que não sabe de onde veio o tiro que o atingiu na perna. "Eu estava caminhado na passarela quando recebi um tiro, não sei de onde veio. Não sei o motivo da rebelião, quando eu me espantei já estavam no portão mandando a gente sair. Fui para o hospital e só fizeram os raios X e me mandaram de volta", disse Antônio.

Kleiton Holanda, informou que um dos agentes ficou ferido no momento em que tentava conter a possível rebelião. "Arremessaram uma pedra que atingiu um agente, ele desviou, mas ainda pegou no ombro. Por pouco não pegou na cabeça dele. Nós já estamos deslocando ele para fazer o boletim de ocorrencia e o exame de corpo e delito", finalizou. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.