Fechar
GP1

Brasil

Copom reduz Selic a 7% e taxa está no menor nível da história

Esse é o menor valor para taxa básica de juros desde 1999, quando a instituição passou a divulgar metas para o índice como ferramenta de política monetária.

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou nesta quarta-feira (6) uma redução da Selic em 0,5 ponto porcentual, para 7%. Segundo informações da Veja, esse é o menor valor para taxa básica de juros desde 1999, quando a instituição passou a divulgar metas para o índice como ferramenta de política monetária.

Em uma nota publicada o Comitê afirmou que “entende que a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui os anos-calendário de 2018 e 2019, é compatível com o processo de flexibilização monetária.

Em outubro de 2016 a taxa de juros estava em 14,25%. Segundo o Copom, o atual cenário é mais positivo e destacou que é preciso ter cautela na condução da política monetária. Esse foi o décimo corte consecutivo na Selic e a previsão é de que a inflação termine o ano em 3,03%. O centro da meta do IPCA para 2017 é de 4,5%, limite que pode oscilar entre 3% e 6% devido à margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual.

“Caso o cenário básico evolua conforme esperado, vê, neste momento, como adequada uma nova redução moderada na magnitude de flexibilização monetária”. “Essa visão para a próxima reunião é mais suscetível a mudanças na evolução do cenário e seus riscos que nas reuniões anteriores. Para frente, o Comitê entende que o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária”, destacou o Copom na nota.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.