Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE aponta que 63,7% dos desempregados são pretos ou pardos

Taxa de desocupação dos pretos e pardos ficou em 14,6% no terceiro semestre.

A Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios Contínua (PNAD) divulgada nesta sexta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que dos 13 milhões de desempregados no terceiro trimestre deste ano, 8,3 milhões, ou seja, 63,7% são pretos ou pardos.

Segundo o IBGE, o dado indica que a taxa de desocupação dessa parcela da população ficou em 14,6%, enquanto a população branca ficou em 9,9%. “As pessoas pretas e pardas estão sempre em desvantagem no mercado de trabalho, desde a inserção a depois de se inserir. São desigualdades que a gente já conhece, mas é sempre bom lembrar”, disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

  • Foto: DivulgaçãoCarteira de trabalhoCarteira de trabalho

A situação de desemprego dos pretos e pardos contrasta com os números do mercado de trabalho. De acordo com o IBGE, esta parcela da população representa mais da metade dos trabalhadores brasileiros (53%). Mesmo sendo a maioria na força de trabalho, a proporção de pretos e pardos ocupados foi menos que a da população branca no terceiro trimestre, 21,3% e 56,5% respectivamente.

O contraste racional no mercado de trabalho se reflete também ao salário. Segundo o IBGE, pretos e pardos recebem, em média, R$ 1.531, quase a metade do rendimento médio dos brancos, que é de R$ 2.757.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.