Fechar
GP1

Mundo

Iraque anuncia que está 'totalmente livre' do Estado Islâmico

De acordo com o G1, o primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, informou que o exército iraquiano retomou o controle de toda a fronteira com a Síria.

Neste sábado (09), as forças armadas do Iraque anunciaram que o país está "totalmente livre" do Estado Islâmico (EI), informam as agências de notícias.

De acordo com o G1, o primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, informou que o exército iraquiano retomou o controle de toda a fronteira com a Síria, último reduto do grupo jihadista no território do Iraque.

"Nossas forças controlam completamente a fronteira Iraque-Síria e, portanto, anuncio o fim da guerra contra o Daesh [acrônimo em árabe do EI]", disse Al Abadi.

  • Foto: REUTERS/Ahmed SaadPolícia Federal do Iraque celebra retomada da cidade de MossulPolícia Federal do Iraque celebra retomada da cidade de Mossul

Desde 2014 o Estado Islâmico ocupava o Iraque, desde essa época, o grupo passou a controlar quase um terço do território do país, ao norte e ao oeste de Bagdá. Os danos causados à economia iraquiana em mais de três anos de ocupação são estimados em mais de US$ 100 bilhões.

No mês de julho deste ano, as forças de segurança iraquianas conseguiram retomar o controle de Mossul, a segunda maior cidade do país.

A batalha para recuperar Mossul deixou grande parte da cidade em ruínas e milhares de civis mortos, informou o G1. Além disso, quase 1 milhão de pessoas fugiram da região. Os Estados Unidos lideraram a coalizão internacional que apoiou a campanha contra o EI em Mossul, conduzindo bombardeios e auxiliando soldados em solo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.