Fechar
GP1

Mundo

Israel decide deixar a Unesco após saída dos Estados Unidos

A decisão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi anunciada nesta quinta-feira (12).

Após o governo norte-amerciano decidir deixar a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), foi a vez de Israel abandonar a organização. A decisão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi anunciada nesta quinta-feira (12).

De acordo com informações de O Globo, as decisões ocorrem em meio ao processo de eleição de um novo diretor-geral. A possibilidade de o próximo diretor ser um árabe poderia ter sido a gota d'água para os dois aliados. Desde que suspenderam sua contribuição financeira à agência, em 2011, após a admissão da Palestina como Estado-membro, os EUA acumularam dívidas de cerca de US$ 600 milhões.

  • Foto: Sebastian Scheiner/ReutersBenjamin NetanyahuBenjamin Netanyahu

Segundo funcionários, o governo norte-americano estava se preparando para uma possível retirada há meses, e esperava uma decisão antes do fim do ano. A saída será efetivada em 31 de dezembro de 2018. “A decisão não foi tomada rapidamente e reflete a preocupação dos EUA com os crescentes atrasos nos pagamentos à Unesco, a necessidade de uma reforma fundamental na organização e o contínuo preconceito contra Israel”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Haether Nauert.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.