Fechar
GP1

Piauí

MP-PI quer anulação de exames psicológicos do concurso da Sejus

A Recomendação Nº 09/2017 assinada pelo promotor de Justiça Fernando dos Santos é desta quarta-feira (08).

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor de Justiça Fernando dos Santos, emitiu recomendação sobre o concurso para agente penitenciário da secretaria estadual de Justiça. A Recomendação Nº 09/2017 é desta quarta-feira (08).

Clique aqui e confira a recomendação na íntegra

O promotor pede ao secretário Daniel Oliveira e ao presidente do Nucepe, Pedro Antônio Soares Júnior, a anulação de todos os exames psicológicos realizados pela psicóloga Liliane Leite Moreira, bem como por outros psicólogos que não possuíssem, à época da realização dos exames, o credenciamento na Polícia Federal.

A recomendação baseia-se na constatação de que a psicóloga Liliane Leite Moreira, que subscreveu alguns laudos psicológicos da 4ª fase do concurso, não possui credenciamento na Polícia Federal para avaliação psicológica para registro de arma de fogo/porte de arma de fogo.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Fernando SantosFernando Santos

Ainda segundo o promotor, parecer da Banca Examinadora encaminhado à Promotoria, por meio do Ofício nº 459/2017-NUCEPE, reconheceu o fato informando, inclusive, a substituição da psicóloga por outra, Francisca Regina Amorim Franco, que possui o devido credenciamento na Polícia Federal.

A portaria destaca ainda que os resultados dos testes psicológicos estão sendo questionados por ações judiciais individuais, nas quais estão sendo obtidas decisões liminares favoráveis aos candidatos, e que uma solução global e definitiva para o problema impediria maiores atrasos no andamento do concurso, e evitaria questionamentos futuros.

Houve, aparentemente, outros problemas na aplicação do teste psicológico do certame, como a não disponibilização aos candidatos de cópias dos testes realizados e falta de uniformidade na aplicação do teste palográfico.

O promotor recomenda também a consequente reaplicação dos exames por psicólogos devidamente credenciados na Polícia Federal a todos os candidatos afetados, de modo que estes, em sendo aprovados, possam seguir regularmente no certame e que todo o certame seja pautado pela transparência, inclusive na disponibilização de resultados e na fase de recursos.

Por fim, foi concedido o prazo de cinco dias úteis, contados da ciência da presente recomendação administrativa, para resposta acerca das providências tomadas para o seu cumprimento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.