Fechar
GP1

Mundo

Papa Francisco canoniza “os primeiros santos mártires do Brasil”

A cerimônia foi realizada na manhã deste domingo (15), na Praça São Pedro, no Vaticano.

O Papa Francisco canonizou neste domingo (15), os “30 mártires do Rio Grande do Norte”, considerados os primeiros mártires do Brasil, assassinados em 1645. A cerimônia aconteceu na Praça São Pedro, no Vaticano.

  • Foto: AFPPapa FranciscoPapa Francisco

Francisco também proclamou santos os três “meninos Mártires de Tlaxcala”, assassinados entre 1527 e 1529. Como é habitual, o Papa utilizou a fórmula em latim para proclamar a santidade e pedir que fossem inscritos nos livros santos da Igreja Católica.

De acordo com informações do G1, durante a cerimônia, também aconteceram as canonizações do sacerdote espanhol Faustino Míguez, que morreu em 1952. Ele é fundados do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora e do capuchinho italiano, Angelo da Acri.

  • Foto: DivulgaçãoMártires do Rio Grande do Norte são canonizados pelo PapaMártires do Rio Grande do Norte são canonizados pelo Papa

Dois massacres registrados no Rio Grande do Norte e apontados como símbolos da intolerância religiosa de holandeses que dominavam o nordeste brasileiro em 1965 renderam ao país, 372 anos depois, 30 novos santos, “os primeiros santos mártires do Brasil”.

Os 30 novos santos são os únicos mortos identificados dos dois massacres que deixaram um saldo de aproximadamente 150 vítimas. Por esse motivo, somente eles foram reconhecidos na cerimônia. Segundo a Igreja, o caso é considerado emblemático, entre outros motivos, porque os massacrados teriam "dado a vida, derramado o sangue, na vivência de sua fé”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.