Fechar
GP1

Mundo

Trump retira EUA do Pacto Mundial da ONU sobre migração e refugiados

Segundo governo, acordo é 'incompatível' com política migratória americana. Acordo prevê melhoria do gerenciamento internacional das crises migratórias.

Os Estados Unidos anunciaram, neste sábado (2), sua retirada de um Pacto Mundial da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre proteção de migrantes e refugiados por considerá-lo "incompatível" com a política migratória americana.

"Hoje, a missão americana na ONU informou a seu secretário-geral que os Estados Unidos encerrarão sua participação no Pacto Mundial sobre a Migração", anunciou a representação de Washington em um comunicado.

  • Foto: REUTERS/Kiyoshi Ota/PoolDonald TrumpDonald Trump

Segundo informações do G1, em setembro de 2016, os 193 membros da Assembleia Geral da ONU haviam adotado por unanimidade a Declaração de Nova York para os refugiados e os migrantes, que prevê a melhoria do gerenciamento internacional das crises migratórias, com apoio, recebimento e ajuda para o retorno de migrantes e refugiados.

Baseado nessa declaração, o Alto Comissariado para os Refugiados propôs um Pacto Global sobre a Migração, que será apresentado no seu relatório anual para a Assembleia Geral da ONU em 2018.

"A Declaração de Nova York compreende vários artigos que são incompatíveis com a política norte-americana de imigração e de refugiados e com os princípios definidos pela administração Trump em matéria de imigração”, explicou, em nota, a missão dos Estados Unidos junto à ONU.

A decisão dos EUA é anunciada no momento em que o Conselho de Segurança da ONU organiza várias reuniões sobre a questão da migração.

Após a crise dos milhares de migrantes e refugiados que tentavam chegar à Europa, o tema voltou à pauta com a fuga em massa dos rohingyas de Mianmar em direção a Bangladesh, além das informações divulgadas pela rede de TV americana CNN sobre o mercado de escravos na Líbia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.