Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina representa mais de 47% do PIB do Piauí, diz Cepro

O ranking dos cinco maiores PIB’s em 2014, apresenta nas cinco primeiras posições Teresina em primeiro lugar, seguida de Parnaíba, Picos, Uruçuí e Floriano.

A Fundação Cepro divulgou, nesta quarta-feira (14) o Produto Interno Bruto dos Municípios do Piauí em 2014, numa parceria com o IBGE. O ranking dos cinco maiores PIB’s em 2014, apresenta Teresina em primeiro lugar, seguida de Parnaíba, Picos, Uruçuí e Floriano. De 2011 a 2014 as únicas alterações foram entre Floriano e Uruçuí, que trocaram de posição.

A mudança de Uruçuí de 5° para o 4° lugar se dá em função de retração no setor serviços em Floriano e crescimento da indústria e do agronegócio em Uruçuí. Teresina soma 47,09% da economia estadual, destacando-se o setor de serviços que representa 76,31% na economia municipal. Parnaíba apresentou 4,41% do PIB estadual, enquanto Picos tem 3,22% do PIB, Uruçuí soma 2,53% do PIB e Floriano, por sua vez, tem 2,42% do PIB estadual.

O Produto Interno Bruto dos Municípios permite avaliar o fluxo de produção nos 224 municípios piauienses, identificando o valor gerado pelos segmentos da Agropecuária, Indústria e Serviços, além dos impostos medidos indiretamente e o PIB per capita. Os dez municípios mais bem posicionados no ano de 2014 foram responsáveis por 65,59% da riqueza gerada no Piauí, enquanto que em 2013 representavam 65,16% da economia do Estado, caracterizando, em 2014 um crescimento na concentração da riqueza.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Antonio José MedeirosPresidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros.

Segundo Antonio José Medeiros, o governo do Estado está fortemente empenhado na promoção do desenvolvimento econômico, tanto pela atração de grandes investimentos, nas áreas de mineração, agronegócio, turismo e energia, como pelos estímulos às várias cadeias produtivas. “A este esforço os municípios precisam se somar, este é o sentido principal de estarmos divulgando, analisando e debatendo a composição setorial, o nível atingido da renda per capita de cada município, porque agora precisamos combinar a articulação do governo federal com o governo estadual e com os municípios”, argumentou o presidente da Cepro.

Completam a relação dos dez maiores PIB do Estado, em 2014, os municípios de Piripiri (1,42%), Baixa Grande do Ribeiro (1,28%), Bom Jesus (1,21%), Campo Maior (1,17%) e São Raimundo Nonato (0,85%). Já entre os menores PIB do Estado estão os municípios de Santo Antônio dos Milagres, São Luís do Piauí, Aroeiras do Itaim, Miguel Leão, Olho D’água do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Lagoinha do Piauí, Francisco Macedo, Tamboril do Piauí e Floresta do Piauí. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.