Fechar
GP1

Piauí

Cepro realiza pesquisas econômicas e traça perfil do Piauí

A principal pesquisa econômica realizada é o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPesquisa(Imagem:Divulgação)Pesquisa
Realizar pesquisas econômicas e sociais de caráter técnico-científico para conhecimento da realidade social, econômica e financeira do Estado. É com esse objetivo que o Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) vem realizando estudo, que são utilizados como base para investimentos empresariais.

A principal pesquisa econômica realizada é o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí. A elaboração do PIB local é desenvolvido em parceria com o IBGE e possibilita uma leitura do quadro econômico do Estado em relação ao nacional, onde a economia é levantada nos três setores: primário, secundário e terciário.

Segundo o diretor de Estatística e Informação da Cepro, Elias Alves, o PIB serve como base para qualquer decisão no setor econômico no Estado. “O PIB é uma pesquisa importante e é o principal trabalho do Centro. Essa pesquisa nos dá uma leitura fortíssima da economia do Piauí, avaliando-a a longo prazo. O PIB visa medir o tamanho da economia e é através dele que vemos quanto a economia estadual produziu durante o ano nos três segmentos”, disse.

Para mensurar a inflação de Teresina e, assim, possibilitar ao consumidor uma análise do poder de compra individual em relação ao valor dos produtos, a Cepro também desenvolve mensalmente a pesquisa Índice de Preço para o Consumidor (IPC). Através da pesquisa que analisa mais de 3 mil itens, é feita uma comparação entre o salário mínimo e a cesta básica.

O gerente de estudos e projetos da Cepro, José Manoel Moedas, ressaltou que é através do IPC que se torna possível mesurar a inflação e o custo de vida da capital, se tornando um meio de orientação para o consumidor. “O IPC é também importante para o consumidor, porque norteia como anda a inflação e consequentemente os preços dos produtos. Dessa forma, o consumidor pode fazer uma análise sobre seu poder de compra, julgando se sua renda está acompanhando os preços dos produtos”, afirmou.

Pesquisas sociais

Além de pesquisas econômicas, o Cepro também realiza pesquisas sociais. Exemplo disso, é a realização da pesquisa que acontece 4 vezes ao ano, que traça o perfil do turista que visita o Piauí. A pesquisa é desenvolvida em Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato, através de questionários aplicados aos turistas que visitam essas cidades.

Outra pesquisa de cunho social é a que foi desenvolvida sobre os Cerrados. O estudo foi elaborado com o objetivo de estudar e analisar as potencialidades da região. Conforme o coordenador do projeto, Romildo Wilson, o trabalho é inédito no País. “Esse estudo foi uma atualização de uma pesquisa realizada há 20 anos, na verdade, queríamos verificar as mudanças que aconteceram no Cerrado piauiense e assim perceber os impactos da exploração da riqueza sobre a população da região, visando analisar suas potencialidades. Além de servir como base para novos investimentos na região, ressaltando aspectos gerais, econômicos e físicos do Cerrado”, finalizou.


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.