Fechar
GP1

Piauí

Pesquisa da Cepro aponta que inflação em Teresina é maior que a média nacional

Teresina fechou 2014 com índice de 7,47% contra 6,41% da média do país - um ponto percentual acima da média da inflação nacional.

A inflação de Teresina é maior que a média nacional, segundo a Fecomércio Piauí com base em dados da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro).

Feita nos mesmos moldes da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa realizada pela Fundação Cepro faz a apuração mensal do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). Teresina fechou 2014 com índice de 7,47% contra 6,41% da média do país - um ponto percentual acima da média da inflação nacional.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC) é o índice oficial de inflação do Brasil. É calculado pelo IBGE desde 1980 e toma como base as famílias com rendimentos monetários de 1 a 40 salários mínimos. A pesquisa não é realizada em todos os Estados Brasileiros. Atinge apenas Brasília e as 10 regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Salvador, Belém e Goiana.

O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 5 salários mínimos, sendo o chefe assalariado. Nas regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiana, Campo Grande e de Brasília, o índice apresentou variação de 0,62% em dezembro, acima do resultado de 0,53% de novembro.

A inflação de dezembro de 2014 apresentou variação de 0,78% e o ano fechou com índice de 6,41%, meio ponto percentual acima do apurado em 2013, que foi de 5,91.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.