Fechar
GP1

Política

Câmara dos Deputados não terá sessões na última semana da janela partidária

A ideia é conceder um "recesso prolongado" para que os deputados se dediquem às articulações políticas.

A Câmara dos Deputados vai cancelar a agenda de sessões da próxima semana, para que os parlamentares se dediquem às articulações políticas nos últimos dias da janela partidária, que encerra em 5 de abril.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), tomou a decisão nesta terça-feira (26), após se reunir com líderes partidários. A ideia é conceder um “recesso fora de época” aos deputados.

Foto: Mario Agra/Câmara dos DeputadosArthur Lira
Arthur Lira

Em eleições municipais, a janela partidária permite que os vereadores mudem de partido sem perder o mandato. Fora desse período, o parlamentar pode perder a vaga na Câmara Municipal, por infidelidade partidária.

Andamento dos trabalhos

O recesso concedido aos deputados vai atrasar o andamento das votações na Câmara, entre elas, a manutenção da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido).

Preso preventivamente desde o último domingo (24), o parlamentar é suspeito de ser o mandante do assassinato de vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Devido ao foro privilegiado, a prisão do parlamentar precisa ser homologada pela Câmara, contudo, como a votação parou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após pedido de vistas, o caso somente voltará a ser apreciado no retorno dos deputados, a partir de 8 de abril.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.