Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira quer punição para quem tentar manipular campanha com IA

O senador apresentou Projeto de Lei que prevê pena de um a cinco anos de reclusão em alguns casos.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou ao Senado Federal, na semana passada, Projeto de Lei 1.197/2024, que prevê responsabilização civil para quem utilizar Inteligência Artificial (IA) para manipular campanhas eleitorais. Na prática, o texto pretende alterar algumas disposições jurídicas para instaurar punições mais severas.

Segundo a proposta, se uma campanha lançar mão de deepfakes, como clonagem de voz, para alterar a percepção real da imagem ou da voz humana e obter vantagem, a pena é de um a cinco anos de reclusão, além de multa. Aqueles que apenas divulgarem conteúdo desse tipo também serão punidos com o mesmo rigor.

Foto: Alef Leão/GP1Senador Ciro Nogueira
Senador Ciro Nogueira

Outro ponto preconiza que se o responsável pela campanha decidir pela utilização de deepfakes, é necessário informar de modo explícito, no início da peça de comunicação, que se serviu da tecnologia.

O texto inclui ainda outras disposições em mesmo sentido e chegou à Comissão de Comunicação e Direito Digital nessa terça-feira (16). Para conferir o Projeto de Lei na íntegra, clique aqui.

Ciro argumentou que a medida, se sancionada, combaterá a desinformação e garantirá maior transparência nas eleições. “A proliferação de deepfakes representa uma ameaça à democracia, pois pode ser utilizada para manipular a opinião pública e influenciar o voto dos eleitores”, explicou o senador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.