Fechar

Política

Candidata Bárbara do Firmino quer continuar legado do pai no Piauí

Durante a entrevista, Bárbara do Firmino expôs suas perspectivas e propostas.

A TV GP1 dá continuidade à série de entrevista com os candidatos ao Governo do Piauí, ao Senado Federal e a deputado estadual e federal. A entrevistada desta sexta-feira (26) é a candidata à Assembleia Legislativa, Bárbara do Firmino (Progressistas).

Durante a entrevista, Bárbara do Firmino expôs suas perspectivas e propostas para o Piauí, caso seja eleita. A entrevista completa do candidato está disponível, na íntegra, em vídeo e em texto abaixo.

Candidata, por que deputada estadual?

Nós estamos nessa missão como candidata a deputada estadual justamente pra levar o nome do prefeito Firmino a frente, a gente sabe que ele fez muito pela nossa Teresina, a gente o vê em cada esquina em cada asfalto, ponte, praça, a gente vê o DNA do prefeito Firmino filho. Nós queremos levar esse sonho de levar todo esse exemplo de gestão pro estado.

Candidata, por que do Firmino?

Com certeza o nome do Firmino é um nome que levo com muito orgulho, uma coisa que é do coração. Tenho muita gratidão a ele, não só como pai, mas por tudo que ele já fez pela nossa Teresina, então, por isso que, com certeza, meu nome é Bárbara do Firmino.

Como médica, é possível observar muitas deficiências na área da saúde, quais os projetos a senhora pretende aplicar no estado?

Certeza que como médica eu trago essa representatividade da nossa saúde, [sendo] a queixa principal do piauiense, eu como médica e médica do interior, [pude ser] médica de Miguel Alves, Lago Alegre, de União. [Por isso] sei qual é a realidade não só de Teresina mas de todo o interior piauiense, nós queremos fortalecer nossos hospitais regionais, a gente precisa que exista sim resolutividade, lá em Bom Jesus, Corrente, Parnaíba, Picos, Floriano. A gente precisa realmente reforçar a regionalização da nossa saúde

O Piauí teve recentemente um surto de Dengue e Chikungunha, aumentando em 400% os casos. Foi apurado que a proliferação dessa doença também se potencializou pela precariedade do saneamento básico do estado. Como deputada estadual, caso eleita, quais os projetos que a senhora pretende criar para essa área?

Com certeza, nosso saneamento básico é muito precário, a gente sabe que apenas 30% de todo nosso Piauí tem acesso ao saneamento básico e isso concentra em Teresina, então, nós temos que realmente expandir nosso projeto de saneamento básico, tratar a prevenção de doenças. Eu como médica sei muito bem que existe a prevenção e a promoção da saúde e é isso que a gente tem que focar.

Os estudantes piauienses são conhecidos como aqueles que conseguem qualquer vaga em concursos e vestibulares nacionais. No entanto, a educação básica ainda possui muita desigualdade, como a senhora pretende melhorar a situação dos alunos de escolas públicas?

Eu me sinto muito confortável, muito feliz em falar da educação, porque foi um grande exemplo que meu pai deixou, que o prefeito Firmino filho deixou. Mas como você falou, a maioria dos estudantes são conhecidos como “tapa-vagas”, mas é concentrado nas escolas particulares, nós sabemos que existe um déficit muito grande.

É perceptível que a segurança do está deficiente, sendo hoje, Teresina uma das capitais mais violentas do Brasil. Recentemente teve o assassinato do subtenente da Polícia Militar do Piauí, Luís Celso, por dois bandidos. Quais pontos a senhora identifica que precisam ser melhorados e como pretende fazer isso?

Hoje em dia a segurança pública do Piauí não existe, a gente sabe que nosso contingente de policiais é muito pequeno, então, nós temos que realmente chamar mais policias, fazer novos concursos, justamente pra aumentar o número do contingente, mas só o contingente não basta, a gente precisa melhorar nossa infraestrutura, melhorar nossas viaturas, melhorar os locais de atendimento. [Sabemos] que todos estão em estado de calamidade pública. A gente [também] tem que valorizar também [o policia], hoje o Piauí é um dos estados que menos valoriza em termos de financeiro os nossos policias e por isso que [precisamos melhorar nossa segurança no geral].

As facções criminosas estão se proliferando no estado, principalmente em Teresina e no Litoral. A senhora tem propostas nessa área para coibir a ação dessas facções?

Nós temos que, não só depender da bancada estadual, mas cobrar da bancada federal, porque sabemos que existem várias brechas de lei, que prendem essas pessoas, mas elas logo são soltas. Então temos que cobrar dos deputados federais, leis que façam que esse preso fique na cadeia, é isso que a sociedade clama, é isso que ela merece.

Durante sua campanha tem sido falado bastante sobre a continuação do legado seu pai enquanto político. Olhando nessa perspectiva, muitas obras se mantiveram paradas durante a pandemia e algumas estão sendo finalizadas agora. Caso seja eleita, quais os projetos para implementar a infraestrutura urbana da capital e dos demais municípios?

Eu quero ser um instrumento de cobrança da população teresinense. A gente sabe que temos muitas obras inacabadas ou que já tinham dinheiro em caixa, dinheiro em execução pra serem finalizadas. Como por exemplo a ponte João Claudino que ia ligar a região norte ao centro e à zona leste, então são várias obras que podemos citar que já eram iniciadas no governo do prefeito Firmino filho, então, a gente quer cobrar nosso gestor público municipal, eu pretendo sim ser um calo no pé dele, então a gente quer cobrar.

Nos últimos anos Teresina vem enfrentando graves problemas no transporte público. Motoristas e cobradores realizando greves, estações deterioradas e ônibus sucateados. Sendo eleita, o que a senhora pode propor para mudar a atual situação do transporte público, especialmente em Teresina?

A gente sabe que durante o mandato do prefeito Firmino filho eram mais de 440 ônibus em rota e hoje em dia tem menos de 200 e a população sente isso, e [ela] está com saudade [de passar] pouco tempo esperando nas estações de ônibus, por isso que a gente tem que ser alguém que cobre.

Considerações finais

Vim aqui justamente pra isso, pra me apresentar, meu nome é barbara do Firmino, tenho 27 anos, sou médica, sou jovem e estou pela primeira vez candidata a deputada estadual, também sou ilha da deputada Lucy soares, e  agente quer dar continuidade a todo esse sonho que o prefeito Firmino Filho tinha, de uma Teresina igualitária, Teresina justa pra todos a gente quer levar agora para um plano maior, quer levar pra todo o Piauí, tenho certeza que vou honrar esse compromisso que estou fazendo com toda nossa população piauiense, estou aqui para fazer uma politica jovem politica nova, então peço aqui meu voto, meu número é 11456, 11 do partido, 45 do prefeito Firmino e só adiciona o 6, me sigam por favor, @barbaradofirmino, temos Facebook, Instagram e WhatsApp é uma maneira da gente se unir pela mudança.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.