Fechar

Política

Candidata Ana Paula quer priorizar primeira infância na Educação

A candidata avaliou a experiência na gestão pública, com destaque para Capital.

A TV GP1 dá continuidade à série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Piauí, Senado Federal e a deputado estadual e federal. A entrevistada desta sexta-feria (02) é a candidata Ana Paula (MDB), que disputa o pleito para o cargo de deputada estadual.

A candidata falou sobre sua atuação como ex-deputada estadual, superintendente da SAAD NORTE em Teresina e destacou, também, a importância da representatividade feminina na política.

Leia a entrevista na íntegra:

A senhora já foi deputada estadual, já foi prefeita, e tem uma experiência na política. Qual novidade a senhora pretende trazer, caso eleita?

Como você disse, já fui deputada, prefeita e a novidade que eu trago agora, é mais experiência, principalmente, abrangendo Teresina, que era um lugar que a gente não tinha tanto trabalho. E agora, com a oportunidade que tive na SAAD Norte, a gente fez um trabalho na zona norte de Teresina e começamos a ter mais afinidade com a capital, conhecendo melhor e vendo as dificuldades. Com certeza, chegaremos com muito mais experiência à Assembleia Legislativa.

Além da criação de leis, é papel do deputado estadual fiscalizar. Como a senhora pretende desenvolver esse papel de fiscalização?

Como sempre fiz, com muita responsabilidade, independente de partido, para que as coisas funcionem. É isso que o povo espera de nós deputados, que a gente esteja sempre ao lado do povo, que a gente esteja com o povo do Piauí.

Nós piauienses estamos enfrentando, na área da segurança, uma calamidade. Nós temos as facções atuando em Teresina e, também, no litoral do estado. Como a senhora pretende coibir essas ações?

Eu acho que a primeira coisa a se fazer, é aumentar o nosso contingente. Incentivar para que tenha mais concursos públicos, na área da segurança, como agente penitenciários, que tenham mais agentes para que tenha uma prevenção, para as facções serem inibidas. Quando fui secretária de justiça, na época, com o ex-governador Zé Filho, que contratassem 30 agentes penitenciários. Defendo que tenham mais concursos, e que a gente tenha mais concursos e melhores condições de trabalho.

No campo educacional, o estado enfrenta uma situação bem sensível, e isso é bem pior no interior do estado. A gente vê escolas sucateadas, enfim. Como a senhora pretende mudar essa realidade na educação?

Fiscalizar. Ir atrás do governador, para que a gente tenha um olhar diferenciado, porque a gente sabe que a educação é a base de tudo. E também, incentivar, para que os profissionais trabalhem com mais gosto. Porque tudo quando a gente faz com amor e com carinho, fica tudo mais, vamos dizer, bem feito. Então, se um professor vai para uma sala de aula satisfeito, feliz, tenho certeza que os alunos terão muito mais proveito. É isso que nós queremos, dar uma educação cada vez melhor. É dar uma educação melhor, porque é fundamental. A gente sabe que saúde, educação, segurança e assistência social são áreas que temos que defender e melhorar cada vez mais. E é isso que eu quero como deputada, estar podendo defender uma educação de melhor qualidade, para que os alunos se sintam bem e os professores bem remunerados, e é isso que eu pretendo. Nos últimos anos, a educação tem melhorado muito, e com o Rafael Fonteles, com certeza vai dar um salto mais ainda, levando cursos profissionalizantes para todo nosso estado.

Ainda falando da temática educação, a gente tem o Piauí como referência na questão de concursos e vestibulares, mas no ensino privado. Na rede pública, a gente enxerga muita desigualdade, principalmente, na educação básica. Como a senhora pode mudar isso?

Como já falei, devemos melhorar as condições dos professores, das escolas e levar o ensino médio e superior a todos os municípios.

Um dos pilares da campanha da senhora, é a assistência social. Como a senhora quer trabalhar nessa área?

Olha, é uma área que eu me identifico muito. Já fui até secretária de assistência social. Quero trabalhar enfatizando a primeira infância, que é um programa que foi muito bom aqui no Piauí, e em todo Brasil, dando prioridade. Quero continuar dando assistência, levando cursos profissionalizantes para todo estado. Levando esses cursos, como o curso de pedreiro, e fico feliz quando vejo esses cursos, mulheres participando. Então, são essas ações que  agente quer dar continuidade. Sabemos da importância de cursos como esse.

A senhora como uma mulher, que está inserida num local de decisão que é a política. Como a senhora enxerga a importância dessa representatividade feminina?

Nós sabemos que mesmo no mundo de hoje, a mulher ainda é um pouco discriminada. Eu defendo muito a mulher, eu acho que o lugar da mulher é onde ela quiser. Sempre fui uma mulher muito determinada, muito aguerrida. E eu defendo que as mulheres ocupem cada vez mais espaços, não só na política, mas onde elas quiserem.

Considerações Finais

Eu quero dizer que estou mais uma vez nessa caminhada, já fui prefeita, deputada. Quero voltar a ser deputada para representar o meu povo querido do meu Piauí, agora com muito mais experiência, e muita dedicação. Quero pedir o apoio para a deputada estadual Ana Paula, com o número 15110, e me sigam nas redes sociais, para acompanharem meu trabalho e gradecer a oportunidade ao pessoal aqui do GP1.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.