Fechar
GP1

Diástase abdominal pode ser revertida com exercícios

Vale ressaltar que a eficácia dos exercícios depende da gravidade da diástase e de outros fatores.

A diástase abdominal é uma condição comum em mulheres, especialmente após a gravidez, caracterizada pela separação dos músculos abdominais retos. Essa separação pode causar uma protuberância no abdômen e, em alguns casos, contribuir para problemas como dor lombar e incontinência urinária.

Para reverter a diástase abdominal, exercícios específicos podem ser benéficos. Os exercícios focados na região abdominal, como os exercícios de fortalecimento do músculo transverso do abdômen e do oblíquo interno, podem ajudar a fortalecer a musculatura ao redor da linha alba, a estrutura que se estende verticalmente pelo abdômen e é afetada pela diástase.

Foto: Divulgação/Demóstenes RibeiroA diástase abdominal pode ser revertida com exercícios físicos específicos dependendo do seu grau
A diástase abdominal pode ser revertida com exercícios físicos específicos dependendo do seu grau

No entanto, vale ressaltar que a eficácia dos exercícios depende da gravidade da diástase e de outros fatores, como a idade e o tempo desde o parto. Em alguns casos, a diástase pode se corrigir espontaneamente ao longo do tempo, especialmente com a prática regular de exercícios físicos que fortalecem a região abdominal e com a melhora da postura.

Em casa, algumas medidas podem ajudar a reverter a diástase abdominal:

1.Exercícios específicos: Exercícios de fortalecimento do músculo transverso do abdômen e do oblíquo interno podem ajudar a fortalecer a musculatura ao redor da linha alba, contribuindo para a melhora da diástase.

2.Melhoria da postura: Manter uma postura adequada pode ajudar a fortalecer os músculos abdominais e reduzir a pressão sobre a linha alba.

3.Evitar atividades que aumentem a pressão abdominal: Evitar atividades que aumentem a pressão intra-abdominal, como carregar objetos pesados ou fazer esforço ao evacuar, pode ajudar a reduzir a separação dos músculos abdominais.

4.Uso de faixa abdominal: Em alguns casos, o uso de uma faixa abdominal pode ajudar a oferecer suporte à região abdominal e reduzir a pressão sobre a linha alba.

É importante ressaltar que essas medidas podem ser eficazes em casos leves de diástase abdominal e quando combinadas com a orientação de um Profissional de Educação Física Especializado. Em casos mais graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para corrigir a diástase.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.