Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Filiação de Washington Bonfim ao PP é vista como manobra


A revelada intenção de o secretário de Planejamento da Prefeitura, Washington Bonfim, se filiar ao PP, partido comandado nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira, foi vista no meio político como uma manobra para possibilitar a sua candidatura a vice na chapa de reeleição do prefeito Firmino Filho, no pleito do próximo ano.
Imagem: GP1Washington Bonfim(Imagem:GP1)Washington Bonfim
O PP é um partido que já se encontra na base de apoio a Firmino Filho, ocupando inclusive importantes secretarias. Bonfim está filiado ao PSDB e é um homem de grande confiança do prefeito de Teresina, e seu ingresso numa agremiação aliada, retiraria a feição de uma chapa pura, caso ele seja mesmo o preferido do prefeito.

EXCLUSIVA

Exemplo de Wall
Imagem: Lucas Dias/GP1Firmino FIlho(Imagem:Lucas Dias/GP1)Firmino FIlho
Firmino dá a impressão de que pretende repetir a manobra de Wall Ferraz no passado, quando escolheu Chico Gerardo para ser seu vice, saindo com a chamada "chapa pura".

Outro momento
O momento atual é um pouco diferente. Firmino tem partidos aliados na sua administração, como PSD e PP, que querem indicar o candidato a vice.

Entrosado com Ciro
Como o prefeito de Teresina tem uma grande proximidade com Ciro Nogueira, no entendimento de alguns políticos, não enfrentará dificuldades para filiar ao PP um homem da sua absoluta confiança, como é o caso de Bonfim.

Quer o Senado
A reeleição de prefeito é uma etapa importante dos planos de Firmino. Ele quer ser candidato ao Senado da República e para isso teria que renunciar ao mandato com dois anos de administração.

Homem leal no lugar
Firmino precisa deixar no seu lugar, caso resolva mesmo disputar o Senado, um homem de total confiança.

Precisa ganhar
Para ter sucesso no seu plano político, Firmino precisa primeiro, se reeleger prefeito.

Apoio do PT

Nessa linha de raciocínio de políticos piauienses, Firmino estaria contando com o apoio futuro do PT, que não lançaria Regina Sousa.

Duas vagas
Em 2018 serão disputadas duas vagas, hoje ocupadas por Ciro Nogueira e Regina Sousa. Esta última assumiu o lugar de Wellington Dias, em função de sua eleição para o Governo do Estado.

Ciro e Firmino

Os dois candidatos a senador do Governo seriam Ciro, que disputaria a reeleição, e Firmino Filho.

Agradaria Sílvio
De quebra, a candidatura de Bonfim a vice de Firmino, agradaria o ex-prefeito Sílvio Mendes,

Ministro mutilou regimento

Corre no Brasil o comentário de que o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal, omitiu trecho do regimento interno da Câmara Federal, quando disse que ninguém podia imaginar que o regimento da Câmara estabelecia algum tipo de votação secreta.

Articulistas criticam
Articulistas de vários pontos do país criticaram duramente o ministro, afirmando que Teori Zavaski, colega de Barroso, o advertiu de que o regimento estabelecia alguns casos de votação secreta, como para a escolha da mesa da Câmara, mas foi interrompido na hora da argumentação no dia em que ficou definido o rito do impeachment de Dilma Rousseff.

Vigarice
Augusto Nunes, de Veja, chegou a dizer que Luis Roberto Barroso, "praticou uma vigarice embora receba salário proporcionado pelo povo brasileiro".

Trabalho discreto

Circulando com passos macios e discretamente, o advogado Alexandre Nogueira tem feito muitos contatos a favor de candidatura maranhense.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.