Fechar
GP1

Brasil

Prova para obter diploma do Ensino Médio será em outubro

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que não era usado para diplomação no ensino médio desde 2009, terá inscrições gratuitas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (26), as novas regras do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova que substituir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como diploma do ensino médio.

De acordo com informações do G1, a prova, que não era aplicada desde 2014, também valerá para a certificação do ensino fundamental. A estimativa é que 22.180 participantes do ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio. Serão 564 municípios participantes.

  • Foto: Divulgação/MECEnccejaEncceja

O governo informou que as inscrições serão gratuitas, mas não divulgou nenhuma estimativa de gastos. "O principal motivo de mudança é que o Enem, na sua estrutura original, não é um exame para certificação de ensino médio. O Encceja é muito mais preparado para essa certificação. Outro fator para mudança são as taxas de aprovação: menos de 10% dos alunos conseguiam a certificação, o que nos obrigou a retomar o Encceja", afirmou a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai aplicar e corrigir as provas do Encceja. Os diplomas serão distribuídos pelas secretarias estaduais de educação ou pela instituição aplicadora da prova.

Data da prova: 8 de outubro (manhã e tarde)

Inscrições: 7 a 18 de agosto.

Quem pode fazer: 15 anos - nível fundamental; 18 anos - nível médio.

Como será a prova: Redação + 30 itens de múltipla escolha por área, somando 120 questões.

Pontuação: recebe o diploma que tirar ao menos 50% em cada área, inclusive na redação.

O que vai cair na prova: O Inep diz que a prova terá as mesmas referências do Enem. O edital com detalhes será publicado em 24 de julho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.