Fechar
GP1

Brasil

Lula planeja convidar ditador da Venezuela para sua posse

Ditador venezuelano é proibido de entrar em solo brasileiro após portaria assinada em 2019.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende convidar todos os chefes de Estado que mantém relações diplomáticas com o Brasil para sua posse. O que ele não esperava é que um de seus convidados, o ditador da Venezuela Nicolás Maduro, está proibido de entrar no país por conta de uma medida feita pelo governo Bolsonaro.

Assinada em 2019 pelos ex-ministros da Justiça, Sérgio Moro, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a portaria proíbe a entrada de “altos funcionários do regime venezuelano, que, por seus atos violam os princípios e objetivos da Constituição Federal”. A menção faz referência a ameaça à democracia e respeito aos direitos humanos.

A Portaria Interministerial Número 7, de 19 de agosto de 2019, é baseada em artigos da Constituição brasileira, resoluções da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e em declaração do extinto Grupo de Lima.

O Itamaraty, principal órgão de diplomático do Brasil elaborou uma lista com base na portaria, que inclui o nome de Nicolás Maduro. Na posse de Bolsonaro em 2018, o presidente também entrou em contato com o Itamaraty para que retirasse o convite de Maduro e do ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

A atual embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria, informou ao Itamaraty sua decisão de encerrar sua missão no país no dia 26 de dezembro. Belandria representa o governo de Juan Guaidó, reconhecido como legítimo em 2019 por Bolsonaro, o que pode acabar mudando após a posse de Lula.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.