Fechar
GP1

Brasil

Equipe de transição de Lula pretende desmilitarizar GSI

Um dos motivos apontados pela equipe de Lula seria os "resquícios da ditadura militar" na GSI.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promete desmilitarizar o Gabinete de Segurança Internacional (GSI). A proposta da equipe de transição é retirar a segurança presidencial e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do gabinete, atualmente comandada pelo general Heleno.

O grupo não quer dividir a coordenação de segurança do presidente eleito por “desconfiarem” dos militares. O partido também acredita que o GSI tem “resquícios da ditadura militar” e muitos “aliados deBolsonaro”.

Foto: Reprodução/InstagramLula em encontro com deputados e deputadas no CCBB, em Brasília
Lula em encontro com deputados e deputadas no CCBB, em Brasília

Uma das alternativas encontradas pela equipe de transição de Lula é pôr a Abin na Secretaria de Assuntos Estratégicos. A Polícia Federal seria responsável pela segurança presidencial.

Até o momento, dois planos para a segurança da posse estão sendo discutidos. O primeiro envolve a equipe de Lula, PF, Polícia Militar e Bombeiros; outro pelo GSI e o Exército, mesmo sem serem convocados para a tarefa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.