Fechar
GP1

Brasil

Cármen Lúcia será a única mulher no STF após indicação de Flávio Dino

O presidente Lula já havia afirmado que gênero e cor não seriam critérios para sua escolha.

Se o nome de Flávio Dino, indicado pelo presidente Lula (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF), for aprovado pelo Senado, a ministra Cármen Lúcia será a única mulher entre os ministros da Corte, após a aposentadoria da ministra Rosa Weber em outubro deste ano.

Flávio Dino foi indicado para a vaga deixada por Rosa Weber, apesar dos pedidos de setores progressistas que defendiam a indicação de uma mulher negra para o STF. O presidente Lula já havia afirmado que gênero e cor não seriam critérios para sua escolha. Ele já havia indicado o ministro Cristiano Zanin para o STF este ano, reforçando sua preferência por nomes de seu círculo de confiança.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Cármen Lúcia
Cármen Lúcia

Desde a instalação do STF em fevereiro de 1891, 171 ministros já passaram pela Corte, incluindo apenas três mulheres. A primeira magistrada a ser nomeada para o tribunal foi a ministra Ellen Gracie, indicada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

A segunda mulher a compor o Supremo foi a ministra Cármen Lúcia, indicada pelo presidente Lula em 2006. Ela poderá permanecer no cargo até 2029, quando atingirá a idade para aposentadoria compulsória. A terceira mulher a ocupar uma cadeira de ministra foi Rosa Weber, indicada em 2011 pela presidente Dilma Rousseff.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, elogiou a escolha de Flávio Dino para a vaga. No entanto, o magistrado fez ponderações sobre a ausência de mulheres nos tribunais superiores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.