Fechar
GP1

Brasil

Retrospectiva: relembre os famosos que morreram em 2023

O GP1 lembrou de alguns famosos que deixaram saudades, como Gal Costa, Glória Maria, Rita Lee e mais.

A chegada de 2024 despertou diversos sentimentos nos corações das pessoas e trouxe à tona muitas memórias a respeito do ano que passou, incluindo a saudosa recordação de personalidades queridas que, infelizmente, perderam a vida em 2023.

Dessa forma, o GP1 fez um levantamento lembrando alguns dos diversos artistas e personalidades de áreas como televisão, música, esporte, cinema, teatro e literatura que morreram ao longo do ano passado e integram a lista de mortes mais marcantes dos noticiários nacionais e internacionais.

Confira a lista em ordem cronológica:

Janeiro

No primeiro mês do ano, os admiradores das canções de forró sofreram uma grande perda com a morte da compositora e cantora Rita de Cássia. Ela morreu no dia 4 de janeiro de 2023, aos 49 anos, em Fortaleza, capital do Ceará. A artista estava internada desde o dia 1º de janeiro, em tratamento contra uma fibrose pulmonar. Rita, que alçou sucesso no forró com as músicas "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro", havia descoberto a doença um ano antes e precisou se afastar dos palcos.

O hall da fama do esporte também sofreu uma perda, com a morte do ex-atacante Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama. Ele lutava contra um tumor no intestino, desde o fim de 2021, mas perdeu a luta contra a doença e morreu aos 68 anos, no dia 8 de janeiro.

Foto: ReproduçãoRita de Cássia, Roberto Dinamite e Lisa Marie Presley
Rita de Cássia, Roberto Dinamite e Lisa Marie Presley

Outra personalidade que perdeu a vida no mês de janeiro foi a cantora e compositora Lisa Marie Presley, filha única de Elvis Presley, que morreu aos 54 anos de idade, no dia 12 de janeiro, após sofrer uma parada cardíaca.

Fevereiro

A repórter e apresentadora Glória Maria morreu aos 73 anos de idade, no dia 2 de fevereiro, após passar um mês internada por conta de complicações de um câncer de pulmão. Ela partiu desta vida, mas deixou um legado na história da televisão e do jornalismo brasileiro que viverá para sempre.

Foto: ReproduçãoGlória Maria
Glória Maria

Março

Antônio Pedro Borges de Oliveira foi ator, diretor, roteirista e produtor brasileiro de cinema, televisão e teatro. Ele morreu no dia 12 de março, aos 82 anos, em decorrência de insuficiências renal e cardíaca. Na TV, ele participou da Escolinha do Professor Raimundo, nos anos 1990, além de várias novelas e séries.

O baixista da formação original dos Raimundos, conhecido como Canisso, faleceu em 13 de março, por conta de um infarto. Sua morte gerou comoção no mundo da música e várias homenagens foram feitas em sua memória.

O músico e humorista Juca Chaves morreu no dia 25 de março, aos 84 anos, em Salvador, na Bahia. Ele estava internado e enfrentava complicações de problemas respiratórios.

Foto: ReproduçãoAtor Antônio Pedro, Canisso e Juca Chaves, respectivamente
Ator Antônio Pedro, Canisso e Juca Chaves, respectivamente

Abril

A atriz Léa Camargo morreu no dia 1º de abril, pouco tempo após completar o 90º aniversário, no dia 22 de março. Ela passou pela emissoras Tupi, Excelsior, Record, Band, TV Cultura, SBT e Globo, em participações de mais de 30 produções entre novelas e séries.

Léa foi vista em sucessos como Onde Nasce a Ilusão, Super Plá, Simplesmente Maria, Os Imigrantes – Terceira Geração e nas primeiras versões de O Profeta e Mulheres de Areia.

Maio

Apelidada de "vovó do Brasil", Palmirinha Onofre faleceu no dia 7 de maio por conta de problemas renais que se agravaram. A cozinheira e apresentadora teve uma grande carreira na televisão e ganhou espaço no coração de muitos com seu jeito e suas receitas.

A rainha do rock brasileiro, Rita Lee, faleceu no dia 8 de maio, cerca de dois anos após o diagnóstico de um tumor primário no pulmão esquerdo. A artista marcou gerações com suas músicas incríveis, tanto em sua careira solo, como em sua participação nas bandas "Os Mutantes" e "Tutti Frutti".

A diva Tina Turner foi outra entre os famosos que morreram em 2023. Ela faleceu no dia 24 de maio, de causas naturais. Conhecida como a Rainha do Rock’n Roll, Tina ganhou oito prêmios Grammy. Foram 25 indicações ao longo da carreira dela e vendas que chegaram a mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.

Foto: ReproduçãoPalmirinha, Rita Lee e Tina Turner
Palmirinha, Rita Lee e Tina Turner

Junho

Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morreu no dia 15 de junho, aos 64 anos de idade, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família do artista, que relatou que a vítima lutava contra uma doença autoimune. O maestro e compositor havia passado por uma cirurgia e apresentou complicações após o procedimento, que culminaram na morte dele. Luiz Schiavon estava internado em um hospital em Osasco, cidade localizada na metrópole paulistana.

Hélio Rodrigues Neves, o Hélio Turco, que foi o presidente de honra e maior compositor de sambas da Mangueira, morreu em 8 de junho, aos 87 anos. Ele foi o maior vencedor de sambas-enredo da Estação Primeira de Mangueira.

Foto: ReproduçãoLuiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, e Hélio Turco, respectivamente
Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, e Hélio Turco, respectivamente

Julho

O ator, dramaturgo e diretor teatral Zé Celso Martinez morreu em 6 de julho, aos 86 anos, em São Paulo. Um dos principais nomes dos palcos brasileiros, ele teve falência múltipla dos órgãos, depois de ter 60% do corpo queimado em um incêndio acidental em sua casa.

A atriz Neusa Maria Faro morreu em 7 de julho, aos 78 anos, em São Paulo, devido a complicações causadas por uma trombose. Ela é lembrada pelo papel de Divina na novela Alma Gêmea (2005), que tinha o famoso bordão: "Osvaldo, não fale assim com a mamãe!”.

O pianista, arranjador, cantor e compositor João Donato morreu aos 88 anos, em 17 de julho, no Rio de Janeiro. Ele estava internado com pneumonia e intubado desde o dia 6 de julho.

Foto: ReproduçãoZé Celso, Neusa Maria Faro e João Donato
Zé Celso, Neusa Maria Faro e João Donato

Outra personalidade que morreu em julho foi o cantor norte-americano Tony Bennett, em 21 de julho, aos 96 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. O astro do jazz havia sido diagnosticado com alzheimer, em 2016.

A cantora e compositora irlandesa Sinéad O'Connor morreu em 26 de julho, aos 56 anos, em Londres, no Reino Unido. Ela ficou famosa nos anos 1990 com o hit Nothing Compares 2 U.

O ator norte-americano Angus Cloud morreu em 31 de julho, aos 25 anos, em Oakland, na Califórnia. Ele é conhecido pelo personagem Fezco da série Euphoria. A causa da morte, segundo a perícia, foi overdose acidental de drogas.

Foto: ReproduçãoCantores Tonny Bennet e Sinead O'Connor, mais o ator Angus Cloud
Cantores Tonny Bennet e Sinead O'Connor, mais o ator Angus Cloud

Agosto

A atriz Aracy Balabanian morreu em 7 de agosto, aos 83 anos, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer de pulmão. Pioneira na TV, ela teve destaque nas novelas Elas por Elas (1982), Rainha da Sucata (1990) e Sai de Baixo (1996), entre vários outros trabalhos.

A teledramaturgia sofreu outra perda em 15 de agosto, quando morreu a atriz Léa Garcia, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Ela estava na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde receberia uma homenagem no Festival de Cinema da cidade. Na TV, ela estrelou novelas como Escrava Isaura (1976) e Anjo Mau (1997).

Foto: ReproduçãoAracy Balabanian, Léa Garcia, MC Marcinho e MC Kátia
Aracy Balabanian, Léa Garcia, MC Marcinho e MC Kátia

Já no mundo da música, o dia 26 de agosto teve um gosto amargo, quando o funkeiro MC Marcinho morreu por conta de falência múltipla de órgãos, aos 45 anos, no Rio de Janeiro. O cantor de sucessos do funk como Glamurosa, Garota Nota Mil, Rap do Solitário e Tudo é Festa, passou cerca de dois meses internado, com insuficiência cardíaca e renal.

MC Kátia morreu aos 47 anos no dia 13 de agosto. O quadro de saúde da funkeira havia sido complicado quando adquiriu um mioma, amputou uma das pernas e contraiu pneumonia.

Setembro

O ator irlandês Michael Gambon morreu aos 82 anos, no dia 27 de setembro de 2023, vítima de uma crise de pneumonia, em Witham, no Reino Unido. O artista ficou conhecido mundialmente por dar vida ao personagem Alvo Dumbledore, na franquia de filmes Harry Potter.

A autora de novelas Maria Carmem Barbosa morreu em 22 de setembro, aos 77 anos, no Rio de Janeiro. Ela vivia com alzheimer há alguns anos e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Entre suas tramas, estão Salsa e Merengue (1996) e A Lua me Disse (2005), escritas com Miguel Falabella.

A ex-jogadora de vôlei Walewska morreu em 21 de setembro, aos 43 anos, em São Paulo. Ela caiu da sacada do apartamento em que morava. Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina e, como central, conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Pequim em 2008.

Foto: ReproduçãoAtor Michael Gambon, autora de novelas Maria Carmem Barbosa e ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira
Ator Michael Gambon, autora de novelas Maria Carmem Barbosa e ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira

Outubro

O ator estadunidense Matthew Perry, que ficou internacionalmente famoso ao dar vida ao persgonagem Chandler, da série Friends, foi encontrado morto dentro de sua casa em Los Angeles, no dia 28 de outubro, aos 54 anos. A causa da morte só foi revelada quase dois meses após o falecimento. Segundo laudo toxicológico, o ator morreu devido a efeitos agudos de cetamina, medicamento usado para tratar depressão, que também é utilizado como droga recreativa.

Foto: ReproduçãoMatthew Perry
Matthew Perry

Novembro

Aos 68 anos, a atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, que começou a carreira ainda criança, sofreu uma parada cardiorrespiratória no dia 3 de novembro. Seu último trabalho em uma novela foi em A Dona do Pedaço, em 2019. Ela também estrelou outras novelas como Roque Santeiro, A favorita e A Força do Querer.

Uma das pioneiras da TV brasileira, a atriz Lolita Rodrigues morreu em 5 de novembro de 2023, aos 94 anos. Além de sua carreira na rádio e nos primórdios da TV, incluindo na primeira tranmissão do Brasil, pela TV Tupi, também ficou marcada para as gerações mais recentes por conta de uma entrevista a Jô Soares ao lado de Hebe Camargo e Nair Bello.

Dezembro

Conhecido por ter interpretado o Capitão Holt, na série Brooklyn 99, o ator Andre Braughter morreu aos 61 anos de idade no dia 11 de dezembro, em decorrência de um câncer no pulmão.

Foto: ReproduçãoAndre Braughter, que interpretou o Capitão Holt, em Brooklyn Nine-Nine
Andre Braughter, que interpretou o Capitão Holt, em Brooklyn Nine-Nine
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.