Fechar
GP1

Brasil

MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies

Os cronogramas foram publicados no Diário Oficial da União, na edição da última quarta-feira (7).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última quarta-feira (7), os editais com os cronogramas do Sisu, do ProUni e do Fies para o segundo semestre de 2023. Quando a data de abertura das inscrições de cada programa estiver mais próxima, o MEC divulgará os quantitativos de vagas para cada um, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os documentos foram publicados na última quarta-feira (7), no Diário Oficial da União.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será a base para a classificação nos três processos seletivos. No entanto, para o Prouni também serão consideradas as notas do Enem 2021, e para o Fies, serão válidas as notas do Enem a partir de 2010.

Sisu

Para o Sisu, o período de inscrição será de 19 a 22 de junho, e o resultado será divulgado em 27 de junho. O Sisu é o programa do MEC que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais, como universidades e institutos.

Prouni

Para o Prouni, as inscrições serão abertas em 27 de junho e encerradas em 30 de junho. O resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira em 4 de julho e a segunda em 24 de julho.

Para aqueles que não forem selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar interesse.

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Fies

O prazo de inscrições para o Fies é de 4 a 7 de julho, e o resultado será divulgado em 11 de julho, em uma única chamada.

O Fies é o programa de concessão de financiamento aos estudantes de cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, sendo custeado pelo Fundo de Financiamento Estudantil. Criado em 1999, o Novo FIES, instituído pela Lei nº 13.530 de 7 de dezembro de 2017, possibilita juros zero para quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.