Fechar
GP1

Brasil

Material radioativo furtado de mineradora é recuperado em São Paulo

As caixas contendo Césio-137 foram encontradas em uma sucata, distante cerca de 432 km de Nazareno-MG.

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou na tarde dessa segunda-feira (10) que duas fontes de material radioativo foram recuperadas na cidade de São Paulo. As caixas tinham sido furtadas de uma mineradora em Nazareno-MG, no dia 29 de junho. O material já está sob domínio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e vai passar por análise no Ipen.

Segundo informações da acessória da CNEN, as duas caixas estavam em uma empresa de sucata na capital paulista, distante cerca de 432 km do local em que foram furtadas. Ao identificar que se tratava de um material perigoso, os próprios funcionários da empresa comunicaram as autoridades na manhã de segunda-feira (10).

Uma equipe de técnicos especializados foi até o local fazer a identificação dos objetos. Conforme a confirmação de que se tratava das mesmas caixas, o material radioativo foi encaminhado para o Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen), para passar por diversos testes para saber sobre sua integridade, taxas de dose e a condição de uso.

Desde que foi notificado o desaparecimento dos objetos, os técnicos da CNEN, realizavam buscas contínuas pelas cápsulas de Césio-137. Geralmente, o material radioativo é utilizado na área médica ou em processos industriais. No caso das caixas, o Césio era usado como parte de um dispositivo para medir a densidade de minério em uma indústria. Elas eram classificadas de baixo risco.

A polícia mineira informou que as investigações estão sendo conduzidas de maneira sigilosa para não haver interferência externa. Até o momento não há informações sobre quem são os suspeitos do furto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.