Fechar
GP1

Brasil

Bahia e RJ foram os estados com mais cortes no Bolsa Família

O corte pode estar relacionado ao enxugamento de benefícios, devido a requisitos do programa.

Os Estados da Bahia e do Rio de Janeiro registraram uma redução significativa no número de beneficiários do Bolsa Família desde dezembro. Em julho, a Bahia teve uma diminuição de 107 mil beneficiários, enquanto o Rio de Janeiro teve uma redução de 105 mil. Essa redução ocorreu devido a um processo de enxugamento de benefícios, em que o governo identificou famílias que não atendiam aos requisitos do programa.

A Bahia se destacou como o Estado que apresentou a maior diferença numérica de votos entre Lula e Bolsonaro em 2022, com 3,7 milhões de votos a mais para Lula. Esse contexto pode estar relacionado ao enxugamento de benefícios, pois o governo identificou famílias que não estavam em conformidade com os requisitos do programa e as excluiu do cadastro.

Foto: Lucas Dias/GP1Cartão Bolsa Família
Cartão Bolsa Família

No total, foram excluídos 2,7 milhões de cadastros desde o início do ano. Por outro lado, o governo Bolsonaro incluiu pelo menos 3,7 milhões de cadastros nos três meses anteriores às eleições. Segundo o atual governo, muitos desses cadastros não atendiam aos requisitos do programa e foram identificados como irregulares.

Além das exclusões, houve também novas inclusões no cadastro do Programa Bolsa Família. Desde o relançamento do programa, em março, o Ministério do Desenvolvimento divulgou que foram incluídas 1,3 milhão de famílias. Esses dados foram apresentados em um comunicado oficial do ministério nesta terça-feira (18).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.