Fechar
GP1

Brasil

Zanin suspende julgamento de recurso sobre "revisão da vida toda"

Ainda não há uma data confirmada para a retomada do julgamento e finalização do caso.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, suspendeu nesta terça-feira (15) o julgamento de um recurso contra a decisão sobre a chamada “revisão da vida toda” das aposentadorias, alegando que precisaria de mais tempo para analisar o caso.

A análise do recurso teve início na sexta-feira (11). O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou para atender em parte ao pedido, propondo a chamada modulação de efeitos, ou seja, fixando como será a incidência da decisão.

O que é revisão da vida toda

A revisão é a medida que permite aos segurados escolher a regra mais vantajosa para o cálculo da aposentadoria. Até então, só eram consideradas as contribuições a partir de julho de 1994, início do Plano Real, o que prejudicava beneficiários que tiveram salários mais altos antes do período.

Com a medida, toda a vida contributiva pode ser considerada no cálculo da aposentadoria e de outros benefícios do INSS, com exceção do auxílio-maternidade.

Mas a regra só vale para quem se aposentou nos últimos dez anos, desde que tenha dado entrada no pedido de aposentadoria antes da reforma da Previdência de 2019.

O mecanismo pode, na prática, mudar os valores dos benefícios de milhares de aposentados e pensionistas. O caso foi julgado em dezembro do ano passado no STF, mas o INSS recorreu.

O ministro afirmou que no entendimento da Corte sobre a "revisão da vida toda" não incida sobre benefícios previdenciários já extintos; parcelas quitadas e já pagas tendo como base decisões judiciais para as quais não cabem mais recursos. Ainda não há data para retomada do julgamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.