Fechar
GP1

Brasil

Barroso nega pedido da PF para fazer buscas contra ministro de Lula

A operação da Polícia Federal cumpriu 12 mandados de busca e apreensão no Maranhão, estado do ministro.

A Polícia Federal fez uma operação nesta sexta-feira (1º) para investigar supostos desvios na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A ação ocorreu após o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, autorizar as buscas, porém, o pedido para incluir o ministro das Comunicações de Lula, Juscelino Filho (União Brasil), foi negado.

Uma prefeita do Maranhão foi afastada do cargo por suspeita de envolvimento no esquema e, além disso, a operação, chamada de Odoacro, cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em três cidades maranhenses: Vitorino Freire, São Luís e Bacanal.

Foto: DivulgaçãoJuscelino Filho e Lula
Juscelino Filho e Lula

A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, foi alvo dos agentes e teve que deixar a função, pois ela é acusada de participar de uma organização criminosa que desviava emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica.

A investigação começou em julho do ano passado e já teve duas fases ostensivas. A PF apura crimes de fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva. Segundo a PF, os suspeitos usavam empresas de fachada para fraudar contratos com a Codevasf, que é responsável pelo desenvolvimento dos vales do São Francisco e Parnaíba.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.