Fechar
GP1

Brasil

Presídios federais no Brasil terão reconhecimento facial e muralhas

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), pelo ministro da Justiça e Segurança Ricardo Lewandowski.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a modernização do sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais de segurança máxima. Em anúncio feito nessa quinta-feira (15), o chefe da pasta afirmou que sistemas de reconhecimento facial e muralhas devem reforçar as unidades prisionais.

Essa foi uma das medidas encontradas para controlar o acesso dos presídios federais, especialmente, em relação à entrada de detentos nas penitenciárias. Para aperfeiçoamento ainda maior do sistema de segurança, sistemas de alarmes e sensores também devem ser implantados.

Outra alternativa apresentada pelo Governo Federal é o envio de recursos, por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), para serem construídas muralhas ao redor de todos os presídios federais, a exemplo da obra realizada na unidade prisional do Distrito Federal.

Por fim, 80 policiais penais aprovados em concurso público devem ser nomeados para atuar nas cinco unidades penitenciárias sob administração federal, sendo que parte dos convocados será encaminhado para Mossoró.

Investigação

Segundo Lewandowski, foram instaurados dois tipos de investigação sobre a fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, ocorrida nessa quarta-feira (14). Eles estavam presos no presídio de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

No âmbito administrativo, a apuração busca identificar responsabilidades disciplinares, enquanto na esfera criminal, a Polícia Federal instaurou inquérito para identificar a natureza do ocorrido, assim como o envolvimento de pessoas que possam ter colaborado com a fuga.

Conforme o ministro, Rogério e Deibson utilizaram uma das ferramentas utilizadas na obra do presídio para fugir. “Eles usaram um alicate que certamente estava jogado no canteiro de obras, quando deveria estar trancado, como ocorre em outras reformas de presídio”, afirmou Lewandowski.

Cerca de trezentos policiais unem esforços na tentativa de localizar os fugitivos, além de um helicóptero da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do governo do Rio Grande do Norte. Drones também estão sendo usados para auxiliar nas buscas.

Ação de Lewandowski

Após o registro da fuga dos detentos, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento da direção da Penitenciária Federal de Mossoró, e escalou um interventor para assumir a administração da unidade prisional.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.