Fechar
GP1

Brasil

Onda de calor vai atingir o Brasil nesta segunda-feira (11)

Até sexta-feira as temperaturas poderão ficar até 5ºC acima da média em algumas regiões do país.

Uma onda de calor deve atingir o Brasil nesta segunda-feira (11), permanecendo até a sexta-feira (15), quando as temperaturas poderão ficar até 5ºC acima da média em algumas regiões do país. Esse será o terceiro evento climático do tipo somente neste ano.

Segundo informações do Climatempo, a condição climática advém da formação de ar quente no Chaco Paraguaio, região semiárida do Paraguai, e no norte da Argentina. Isso faz com que um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favoreça a manutenção do ar quente em algumas regiões do Brasil.

O efeito climático dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o clima seco com aquecimento gradual nas regiões atingidas pelo fenômeno.

O clima mais quente deve afetar principalmente o Sul do Brasil. A região oeste do Sul, o sudoeste do Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo devem ter onda de calor com temperaturas 5ºC acima da média.

Cuidados

Em situações de onda de calor, a população deve adotar alguns cuidados, como manter o corpo hidratado e evitar exposição ao sol das 10h às 16h, sempre fazendo uso de protetor solar. O calor extremo pode provocar exaustão e insolação, com náuseas e tontura. Nesses casos, a orientação é procurar ajuda médica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.