Fechar
GP1

Brasil

Mês de abril deve registrar temperaturas acima da média no Brasil

Dentre as regiões que devem ter temperaturas acima do normal está a faixa litorânea do Nordeste.

Durante abril, a maior parte do Brasil deve registrar temperaturas acima da média, especialmente, em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e parte da Região Sul. Isso inclui o norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná, segundo o Climatempo.

Essas áreas serão dominadas por massas de ar quente e seco, que prevalecerão durante grande parte do mês. Isso resultará em temperaturas mais altas e períodos de calor intenso, especialmente em Mato Grosso do Sul. Este cenário também é esperado para algumas áreas do centro-oeste e norte de São Paulo e norte do Paraná, principalmente na primeira quinzena de abril, com o calor se intensificando. A tendência para as demais áreas do país também é de temperaturas acima da média.

Outras regiões que devem ter temperaturas acima do normal incluem a faixa litorânea do Nordeste, desde a costa norte até a faixa leste, estendendo-se até a Bahia.

Quanto aos fenômenos El Niño e La Niña, a tendência é que eles se enfraqueçam completamente ao longo de abril, entrando em uma fase de neutralidade - sem El Niño e La Niña durante o mês. Há uma probabilidade de que a La Niña se desenvolva entre junho e agosto de 2024, com maior impacto durante o inverno brasileiro.

Chuvas

Em relação à chuva, a previsão é de que ela fique acima da média em áreas do centro-sul da Região Norte, incluindo Acre, sul do Amazonas, norte de Mato Grosso, Centro-Norte do Tocantins, a maior parte do Pará (exceto o extremo norte), grande parte do Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e toda a faixa leste até o sul da Bahia. Em abril, a chuva aumenta em volume e frequência nessas áreas, tendendo a ser mais volumosa do que o normal, devido ao aquecimento do Atlântico, que está com temperaturas acima da média.

Nas áreas do Brasil Central, interior da Região Sudeste, quase todo o Centro-Oeste e algumas áreas da Região Sul, a chuva tende a ficar abaixo da média. Naturalmente, há uma redução nessa época do ano, com volumes menos acentuados e chuvas mais raras. No entanto, ainda ocorrerão algumas pancadas de chuva, principalmente na primeira quinzena do mês.

As frentes frias, principalmente, as que passarão pelo Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e avançarão pela zona costeira de São Paulo e Rio de Janeiro, associadas a águas mais quentes na faixa litorânea, podem trazer risco de volumes excessivos de chuva em alguns períodos. Isso é especialmente verdadeiro para o litoral do Paraná, Baixada Santista, litoral norte de São Paulo, Costa Verde, Grande Rio, região serrana e a área da região dos lagos. Nessas áreas, há um risco maior de volumes mais expressivos de chuva.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.