Fechar
Blog Opinião
GP1
*Josenildo Melo

Imagem: GP1Josenildo Melo(Imagem:GP1)Josenildo Melo

A imprensa precisa continuar atuante e sem medos; o medo paralisa as pessoas e principalmente instituições. Vivemos em um Estado Democrático de Direitos e a democracia precisa continuar! Já começaram a preparação do terreno pra amordaçar A IMPRENSA? Independentemente de donos de veículos de comunicação apoiarem ou não qualquer regime ideológico a Imprensa precisa continuar sem medos! A liberdade de expressão deve continuar!!

O QUE É O MEDO? O medo é tudo aquilo que pode paralisar ou interromper o processo democrático em vigor; a liberdade de emitir opiniões precisa continuar! Quem sofreu cerceamento de liberdades tornar-se um gato escaldado. O que é a EXPRESSÃO GATO ESCALDADO? Gato escaldado tem medo de água fria é um ditado muito utilizado para dizer que quando um indivíduo faz alguma coisa e sofre com isso, jamais fará algo onde correrá o risco de voltar a se sentir da mesma maneira. A frase tem esse sentido, pois se o gato um dia se escaldou, nunca mais vai querer tomar banho. Quem é capaz de a qualquer momento de critica acentuada dizer “vamos enquadrar” pode ser um SER humano perigoso, principalmente para lidar com os novos tempos; onde deve imperar a diplomacia, diálogo, pluralidade e tolerância?

É conhecido o pavor que os gatos têm de banho, consequentemente, o gato que foi escaldado, ou seja, caiu água quente nele, porém agora ele corre até de água fria, pois realmente já não sabe mais a diferença. Quando o gato tem medo, ele se torna precavido, pois sabe que se não foi bom uma vez, provavelmente não será novamente. A imprensa piauiense precisa continuar sem medos! Vivemos em um Estado Democrático de Direitos e de liberdades!!

Falar o que pensa é importante; exprimir e imprimir liberdades também; a pluralidade de conteúdos faz bem ao exercício democrático; a ideologização da imprensa não fará bem a ninguém. Todo bom Jornalista e principalmente aqueles que desejam a construção de liberdades plenas não deseja monitoramento. Comunicação é algo bem mais sério do que a própria política. Comunicar é dialogar, recepcionar, interagir, convergir acertadamente na melhor publicização de fatos e acontecimentos. A Comunicação não tem espaço pra truculência e muito menos para o papel de perseguidor e caçador de bruxas. Comunicação Social é diálogo e muita conversa.

O governo atual (ZÉ FILHO) preza pelas liberdades; será salutar que o próximo governo continue prezando as liberdades, sobretudo porque irá conviver um pouco mais com a diversidade de pensamentos e ideologias, pois naturalmente pela primeira vez na história do Estado do Piauí existirá de fato oposição de verdade. Comunicação é garantia de Liberdades!

O QUE É A LIBERDADE DE EXPRESSÃO? É o princípio básico de toda democracia. A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias. A IMPRENSA DEVE SER INDEPENDENTE!

Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.

A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura. Povo livre governa a si mesmo, o povo deve ser livre para se exprimir — aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

A IMPRENSA PRECISA CONTINUAR SEM MEDOS? Deve continuar sem medos; o medo paralisa tudo e a todos! Os bastidores do mundo político está fervendo e estão querendo a todo custo emplacar intolerância e truculência na Comunicação? O princípio da liberdade de expressão está protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo de governo de impor a censura. Comunicação tem espaço pra tolerância, diplomacia, pluralidade, diálogo e equitatividade de fatos e acontecimentos que defendam LIBERDADES!

Josenildo Melo é Católico. Assistente Social e Jornalista. Estudante de Direito.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.