Fechar
Colunista Jacinto Teles
GP1

Parece irreversível indicação do vice de Wellington Dias por Firmino


Tucano de alta plumagem e de expressiva influência junto à administração de Teresina, assegura que há extraordinária possibilidade de o prefeito Firmino Filho (PSDB), indicar a vice da chapa governista encabeçada pelo atual mandatário Wellington Dias (PT). Firmino, estaria apenas no aguardo de algumas pesquisas encomendadas junto ao eleitorado teresinense, para saber efetivamente do impacto dessa possível decisão política junto à população do município.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino Filho e Governador Wellington Dias participaram do eventoPrefeito Firmino Filho e Governador Wellington Dias

Alguém pode até indagar: e o Firmino sendo do PSDB, isso daria certo? À luz da atual conjuntura política é plenamente possível tal probabilidade, senão vejamos: primeiro, Firmino e Wellington não têm histórico de desentendimento público e/ou político, ao contrário, do ponto de vista administrativo os dois gozam de excelente relacionamento, o que é público e notório por meio das ações administrativas conjuntas em Teresina, sobretudo, quando os dois têm como aliado comum, o dono do cofre do Governo Federal, ou seja, o senador Ciro Nogueira (PP).

Segundo, o fato de Firmino Filho ser do PSDB isso já não tem repercussão relevante em uma composição em Teresina, não obstante o histórico de partidos antagônicos na forma de buscar o poder, e já apontarem-se com pré candidatos próprios à Presidência da República; a bem da verdade já nem tanto diferentes nas práticas políticas. Mesmo que os tucanos nacionais vetem uma aliança aqui no Piauí com o Partido dos Trabalhadores, isso não seria impecílho para a indicação do vice governador na chapa situacionista por Firmino.

Para consolidar a pretensão do prefeito Firmino Filho e, não esqueçamos que, também, de boa e influente ala do PT do Piauí e por que não dizer de Teresina, o prefeito teresinense já tem a “engenharia” toda montada, tendo à frente o “engenheiro mor” Ciro Nogueira.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias e Ciro NogueiraWellington Dias e Ciro Nogueira

Não foi em vão que o senador Ciro Nogueira se aliou ao prefeito Firmino e vice e versa, tanto no campo político como administrativo, tendo como pano de fundo obviamente, aquela velha máxima e importante tese de que todo acordo político deve se dar em nome do bem estar do povo, e, nesse sentido as obras estão aí sendo realizadas com a interferência direta do senador Ciro, presidente nacional do Partido Progressista.

Embora, as principais (obras), tão bem alardeadas no período eleitoral, as relacionadas à mobilidade urbana, em especial as que poderão melhorar o transporte público de Teresina, ainda não estão a serviço do povo que tanto necessita desse serviço público essencial.

Outra indagação poderá ser feita: e por que a aliança com o PMDB não deu certo? A resposta pode ser em razão de não haver duas vagas de vice na chapa governista.

E a esperteza política de Firmino foi justamente em articular para filiar ao PP, não somente o seu presidente da Fundação Municipal de Saúde e ex-prefeito, Silvio Mendes, como sua esposa a dona Rosane Paulo e seu ex-todo poderoso secretário de educação, técnico e cientista político, Washigton Bonfim. Há quem diga que o Dr. Silvio já saiu do PSDB para o PP justamente por conflitos com o prefeito Firmino, mas, o certo é que Firmino Filho ratificou toda essa engenharia sob a coordenação geral do senador Ciro Nogueira.

Então, penso que na atual conjuntura, o prefeito Firmino Filho é quem melhor reune as condições de indicar o vice na chapa do governador Welington Dias, opção no PP não lhe falta, já que, seria também uma saída honrosa para a simpática e dinâmica jurista Margarete Coelho (PP) que, inidiscutivelmente terá lugar de destaque no pleito vindouro.

Posso até estar equivocado, mas, no momento, não vejo outra saída para desbancar o deputado Themistoclhe Filho (PMDB) da aguerrida decisão de ser vice do governador Welington Dias, nas próximas eleições. É impressionante como a “política” é mutável, eu particularmente, até o mês de outubro deste ano, não acreditaria que houvesse probabilidade de outro cenário sem o presidente da ALEPI, Themístoclhes Filho. Porém, no momento, essa é uma realidade da qual não se pode duvidar.

Essa é a minha opinião, salvo melhor juízo.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.