Fechar
Colunista Jacinto Teles
GP1

Reforma da Previdência volta à pauta; Piauí espera retorno de Mainha


‘Vamos fazer o possível e o impossível para aprovar’, disse Temer nesse sábado (02/12), acerca da nova pauta da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

A partir dessa assertiva, da reunião que realizará com deputados federais nesta quinta-feira (07/12) e do que foi feito para mantê-lo no Poder, já dar pra se imaginar o tamanho do novo rombo que o Planalto vai impor aos cofres públicos para “socorrer” aos pseudo representantes do povo que votarão a favor dessa famigerada reforma.

O povo piauiense, em especial os trabalhadores públicos e privados, mesmo os involuntários, aguardam ansiosos nesse momento, o retorno do deputado eventual Maia Filho, Mainha (PP-PI), à casa paterna de onde não deveria ter saído para votar contra os menos favorecidos no Congresso Nacional.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Mainha Mainha é um dos que votam contra os direitos dos servidores

Alguém pode estar perguntando: por que só o Mainha é lembrado no momento? É oportuno contextualizar essa história. Infelizmente o Piauí não tem em sua bancada federal na Câmara dos Deputados, apenas o Mainha que vota contra os interesses maiores dos trabalhadores no que diz respeito à famigerada reforma da Previdência (oportunamente mostrarei aqui como vota cada um).

Mas, chama atenção o fato de que Mainha não dispõe de mandato efetivo, e principalmente o de que o outro deputado federal na condição de suplente, Silas Freire (Podemos), já ter manifestado que vota contra a Reforma Previdenciária na Câmara dos Deputados; ao contrário do deputado eventual Mainha, que já demonstrou claramente que vota pela reforma que exclui direitos fundamentais da população, assim votou na CCJ, ou seja, a favor da retirada clara de direitos dos trabalhadores do campo e da cidade.

  • Foto: Divulgação/AscomSilas Freire Silas Freire se declara contra Reforma da Previdência

Então, pelo menos parcela do povo que tem acesso à informação, deve saber também, que pode ter um voto a menos a favor da retirada dos seus direitos, isto é, se dona Rejane Dias, deputada federal (PT-PI) atual secretária de Educação, reassumir sua cadeira no Congresso Nacional em Brasília.

  • Foto: Thais Souza/ GP1Rejane DiasRejane Dias pode retornar à Câmara para votar contra reforma da Previdência

Em passado recente, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, Mainha ao comentar sobre seu voto, chegou a declarar literalmente: “temos recebido uma pressão tremenda nos nossos estados, não vou dizer que o povo brasileiro é a favor da Reforma da Previdência... eu sou”, e tentou justificar sua posição citando a frase de Rui Barbosa, que diz assim: “a todos os elogios do mundo, prefiro os elogios da minha consciência.” Utilizou-se de toda essa retórica para votar a favor da reforma previdenciária.

Rui Barbosa, ao proferir tal frase, com certeza não estava dominado pelo ‘desejo interior’ de Mainha (de servir a um governo amplamente acusado de corrupção, e por puras benesses políticas negociadas). Pois este, tem-se notabilizado muito mais pela defesa de um governo que se sustenta em valores avessos à ética e à moralidade, do que no republicanismo tão necessário como sustentáculo de uma Pátria que há tempos pede socorro contra a corrupção.

Ao concluir minha opinião, quero deixar para reflexão, também uma das frases célebres do imortal Rui Barbosa, em que certa vez ele a pronunciou: “O homem de consciência suja pode lavá-la em quantos sabonetes entender, não terá na epiderme um ponto limpo.”

Portanto, creio que essa frase dita por Rui Barbosa é bastante adequada para contextualizar várias das posições dos políticos e não políticos “cara de pau”, que, inclusive, recorrem a outras frases do imortal intelectual para tentar justificar posições injustificáveis.

Essa é a minha opinião, salvo melhor juízo.


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.