Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Sesapi diz que adquiriu testes rápidos da covid-19 diferentes do Lacen


A Secretaria estadual de Saúde do Piauí enviou, na tarde desta terça-feira (23), esclarecimento acerca de nota publicada neste blog intitulada "Florentino Neto compra testes rápidos da covid-19 pelo dobro do preço" sobre a compra de testes rápidos. Segundo a Sesapi, os valores praticados na aquisição de testes rápidos estão abaixo do preço de mercado.

De acordo com a Sesapi, serão utilizadas três metodologias para ampliar a capacidade de diagnóstico no estado, por essa razão tratam-se de testes diferentes e que usam métodos diferentes para detecção do novo coronavírus.

Ainda segundo a nota, “o Lacen também está adquirindo uma nova metodologia por quimioluminescência, que é um teste sorológico, para detecção de anticorpos IGm e IGg. Além dos testes rápidos que já são utilizados para diagnóstico e triagem de forma mais célere e são feitos fora do ambiente laboratorial. Portanto, os valores praticados no mercado são diferentes um do outro”.

Confira abaixo nota na íntegra:

Em razão de matéria publicada no site GP1 referente à compra de testes por esta Secretaria de Saúde e pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen), é importante explicar que tratam-se de testes diferentes e que usam métodos diferentes para detecção do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde vai utilizar três metodologias para ampliar a capacidade de diagnóstico no estado.

Os exames laboratoriais realizados pelo Lacen são feitos através do método RT-PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19. O Lacen também está adquirindo uma nova metodologia por quimioluminescência, que é um teste sorológico, para detecção de anticorpos IGm e IGg. Além dos testes rápidos que já são utilizados para diagnóstico e triagem de forma mais célere e são feitos fora do ambiente laboratorial. Portanto, os valores praticados no mercado são diferentes um do outro.

Vale ressaltar, que os testes quimioluminescência para detectar os anticorpos IGm e IGg custam R$ 60, cada. Sendo necessário à utilização dos dois kits para diagnóstico preciso, ficando o preço final de R$ 120.

Os valores praticados na aquisição de testes rápidos pela Sesapi estão abaixo do preço de mercado. A Secretaria de Saúde vem prezando pela transparência na aquisição de insumos (através de Pregão Eletrônico) utilizados no combate à pandemia.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.