Fechar
GP1

Brasília - Distrito Federal

STF mantém Luiz Carlos Hauly na vaga de Dallagnol na Câmara

Por 6 votos a 3, o entendimento de Dias Toffoli foi corroborado pelo plenário virtual do STF nessa sexta.

A vaga de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados pode ser novamente ocupada em breve, mas não por ele. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nessa sexta-feira (09), para que haja a reposição da vaga no parlamento.

É certo que o nome de Luiz Carlos Hauly, hoje responsável por conduzir discussões sobre a reforma tributária no Congresso, assuma a vaga de Dallagnol. A votação no STF teve um placar de 6 votos a 3. Quando o prazo para votação terminou, o voto do ministro Nunes Marques ainda não havia sido contabilizado.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos DeputadosLuiz Carlos Hauly
Luiz Carlos Hauly

Dias Toffoli, ministro responsável pela decisão liminar que cedia a vaga a Hauly, também filiado ao Podemos no Paraná, teve o voto acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e André Mendonça. Edson Fachin, além dos ministros Luiz Fux e Rosa Weber divergiram. Apenas Nunes Marques não teve voto registrado.

A decisão muda o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, que havia diplomado Itamar Paim (PL), que havia entendido que a vaga deveria pertencer ao Partido Liberal, pois nenhum outro candidato do Podemos havia atingido 10% do quociente eleitoral.

Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava Jato, teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A perda do mandato foi confirmada pela Mesa Diretora ainda na semana passada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.