Fechar
GP1

Economia e Negócios

Piauí atinge recorde na taxa de população desocupada, diz IBGE

Segundo a pesquisa, cerca de 212 mil pessoas estão sem trabalho e procurando por uma ocupação no Piauí.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (01) que o estado do Piauí atingiu a taxa de 14,9% da população desocupada no 2º trimestre de 2021, o que representa cerca de 212 mil pessoas sem trabalho e que estão procurando por uma ocupação.

O Piauí já tinha registrado um recorde no 1º trimestre do ano, quando a taxa chegou a 14,5%. O índice de desocupação atual é o maior desde 2012, quando teve início a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Foto: Lucas Dias/GP1Movimentação de pessoas no centro de Teresina
Movimentação de pessoas no centro de Teresina

Apesar do recorde negativo, o Piauí possui a menor taxa entre os estados do Nordeste e a 12ª maior do país. O estado que lidera a taxa de população desocupada no país é Pernambuco, com 21,6%. Por outro lado, Santa Catarina tem o menor índice, com apenas 5,8%.

Piauí tem a maior subutilização da força de trabalho

Outro dado coletado na pesquisa foi a subutilização da força de trabalho, que trata das pessoas que trabalham menos de 40h semanais e que gostariam de completar a carga horária, além das desocupadas e as inativas com potencial para trabalhar.

O Piauí alcançou 46,6% da população com 14 anos ou mais de idade do estado no 2º trimestre de 2021, que representa o maior índice do Brasil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.