Fechar
GP1

Economia e Negócios

"Nunca vi um mercado tão sensível como o nosso", ironiza Lula

A declaração dele foi após a reação do mercado financeiro às suas falas sobre possível aumento de gastos.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ironizou a reação do mercado financeiro observada nessa quinta-feira (10) em virtude das declarações do petista sobre um eventual aumento dos gastos públicos. “Nunca vi um mercado financeiro tão sensível como o nosso”, disse Lula.

O líder do PT foi questionado sobre a queda da Bolsa de Valores de São Paulo e sobre a alta do dólar, então respondeu: “nunca vi um mercado financeiro tão sensível como o nosso. É engraçado que esse mercado não ficou nervoso com quatro anos [mandato] de Bolsonaro”, ironizou ele.

Bolsa despenca, dólar sobe

O mercado financeiro reagiu mal às declarações de Lula sobre os gastos públicos e às indicações do petista para o grupo de transição.

“Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país?”, perguntou o presidente eleito, ao defender mais espaço no Orçamento para o financiamento de programas sociais. “Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto de gasto? Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gastos não discutem a questão social do país?”, questionou Lula.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou que o ex-ministro Guido Mantega participará do grupo de transição do governo Lula. Ele deve integrar o grupo responsável pelo planejamento, orçamento e gestão da equipe que dará início aos trabalhos da nova administração.

Tais declarações fizeram o dólar disparar em alta de 4,1%, cotado a R$ 5,39 (cinco reais e trinta e nove centavos), ou seja, a maior alta em 32 meses. Por outro lado, as manifestações de Lula e Alckmin ocasionaram um prejuízo ao Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro, abaixo dos 110 mil pontos, o que representa uma queda de 3,35%. Isso não ocorria desde o fim de setembro de 2021.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.