Fechar
GP1

Economia e Negócios

Haddad se diz preocupado com o desempenho do PIB no 3º trimestre

O ministro citou, também, a importância da reforma tributária ser aprovada ainda no primeiro ano de Lula.

Nessa sexta-feira (20), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou estar preocupado com o desempenho Produto Interno Bruto (PIB) no início deste terceiro trimestre. Haddad admitiu que os diretores do Banco Central (BC), que tinham cortado 0,5 ponto percentual na taxa Selic, ainda em agosto, estavam corretos, já que a desaceleração econômica já se mostrava “importante”.

“As pessoas que à época criticaram o BC pelo corte de meio [ponto percentual] hoje têm que rever sua posição porque, de fato, o meio [ponto] ali era o último momento que nós tínhamos para começar o ciclo de cortes. Já naquela época eu dizia que nós estamos com uma desaceleração forte.” Desde a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre, ele vinha alertando sobre o fraco desempenho da economia, afirma o ministro.

Reforma tributária no senado

O ministro citou a Reforma tributária e que ainda aguarda o recebimento do documento do relator responsável no Senado, o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Haddad afirmou que os membros do Legislativo estão cientes das consequências das suas decisões. Segundo ele, quanto mais claras forem as exceções, maior será a confiança nos benefícios delas e na possibilidade de a reforma ser ratificada pelo Congresso até o final deste ano.

“Se o governo em seu primeiro ano conseguir entregar a reforma, será realmente um feito muito grande do Brasil, pela conjugação de esforços no sentido da modernização da economia brasileira”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.