Fechar
GP1

Economia e Negócios

Vendas no comércio crescem 0,6% em setembro, diz IBGE

Apesar do crescimento, houve queda em cinco das oito atividades pesquisadas, conforme o IBGE.

As vendas do varejo no Brasil subiram 0,6% em setembro em comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8). Apesar do crescimento, houve queda em cinco das oito atividades pesquisadas. O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, subiu 0,2% em setembro ante agosto.

No acumulado do ano, as vendas do comércio avançaram 1,8%. Nos últimos 12 meses, tiveram alta de 1,7%. No entanto, o setor registrou uma queda de 0,1% em agosto em relação ao mês anterior. Entre as atividades que registraram queda estão combustíveis e lubrificantes (-1,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

Por outro lado, três segmentos registraram altas nas vendas em setembro em comparação com o mês anterior. São eles: móveis e eletrodomésticos (2,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%).

No comércio varejista ampliado, o setor de veículos e motos, partes e peças recuou 0,9% e o de material de construção caiu 2,0%. Esses dados indicam que, apesar do crescimento geral, ainda existem desafios significativos em certos setores do varejo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.