Fechar
GP1

Economia e Negócios

Banco Central vai lançar mais uma função do Pix em 2024

A expectativa é que o lançamento seja no dia 28 de outubro, após desenvolvimento e testes da modalidade.

O Pix vai ganhar uma nova ferramenta em 2024, que irá substituir a função de débito automático, comumente utilizada por cartões de crédito e boletos. A previsão de lançamento da nova função pelo Banco Central (BC) é para 28 de outubro, após desenvolvimento e testes da modalidade.

Conforme divulgado pela instituição, o pagamento de contas recorrentes poderá ser feito através do Pix, após autorização prévia do usuário que automatize as demais operações. Nesse caso, mensalidade escolar, conta de luz, água e telefone podem ser feitas de forma automática pelo Pix.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Pix
Pix

A diferença entre a nova função e a do débito automático, comumente utilizada no pagamento de boletos e faturas de cartão de crédito, é a instantaneidade da operação. Além disso, não há limite estabelecido pelo banco para desempenho dessa opção.

Segundo o BC, o Pix Automático alcançará mais consumidores, especialmente por conta da desburocratização da função, já que atualmente, para a empresa oferecer essa opção é preciso ter convênio com os bancos. Com a mudança, será preciso apenas o acordo com uma instituição financeira que ofereça a modalidade.

Outra diferença importante a ser destacada é entre o Pix Agendado Recorrente e o Pix Automático. A nova função só poderá ser enviada para pessoas jurídicas, justamente para o pagamento de prestação de serviços.

O Banco Central ainda planeja novas modernizações para o Pix nos próximos anos, uma delas é a utilização da função sem precisar estar conectado à internet.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.