Fechar
GP1

Eleições 2022

Lula vai indicar dois ministros do Supremo Tribunal Federal

Lula também vai indicar 31 magistrados para dez tribunais diferentes, além dos juízes do STF.

Como presidente do Brasil, Lula (PT) vai indicar dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de 2023. As vagas serão abertas com as aposentadorias de Rosa Weber, presidente da Corte, e de Ricardo Lewandowski. Com isso, a composição do Supremo permanecerá tingida de vermelho com sete indicações do PT.

Depois de Lewandowski e Rosa Weber, o próximo ministro a se aposentar será Luiz Fux, em 2028. Dos 11 membros do STF, o piauiense Nunes Marques e Mendonça são os ministros mais novos e também são os que ficarão mais tempo. Ambos se aposentarão em 2047.

Lula ainda indicará 31 magistrados para dez tribunais diferentes, além dos juízes do STF. Essa lista inclui nomeações para o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral, entre outras brasileirices.

No total, o país tem 91 tribunais diferentes, espalhados por todos os 26 Estados, além do Distrito Federal. O recém-inaugurado Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi inventado em 2021, sob o argumento de “desafogar” o Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em números absolutos, R$ 100 bilhões por ano são destinados ao Judiciário brasileiro. A quantia equivale a 1,3% do Produto Interno Bruto nacional, ou seja, mais de 1% da soma de todos os bens e os serviços produzidos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.