Fechar
GP1

Eleições 2022

No Nordeste, PL de Jair Bolsonaro só não elegeu deputados no Piauí

Mesmo não tendo eleitos no Piauí, o Partido Liberal terá a maior bancada da Câmara a partir de 2023.

O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro passou por uma ascensão no número de deputados eleitos nos estados do Nordeste e conseguiu obter a maior bancada da região entre as siglas, porém, entre os nove estados, o Piauí foi o único onde o partido do chefe do executivo federal não conseguiu eleger parlamentares para a Assembleia Legislativa e nem para a Câmara Federal.

Mesmo o Nordeste sendo conhecido historicamente como berço político do ex-presidente Lula (PT), a sigla liberal conseguiu 23 deputados federais. Nesse quesito, Piauí e Alagoas não elegeram para Câmara Federal, mas, Alagoas fez um deputado estadual do PL.

Foto: DivulgaçãoPartido Liberal (PL)
Partido Liberal (PL)

Comparado com o ano de 2018, o PL de Bolsonaro teve um aumento de mais de 100% nos ocupantes do Congresso. Há quatro anos, o partido tinha somente 11 deputados federais.

Além disso, o Partido Liberal, elegeu 99 deputados federais e terá a maior bancada da Câmara a partir de 2023. Em segundo lugar ficou a federação formada por PT, PCdoB e PV, que encabeça a coligação do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá a segunda maior bancada, com 79 deputados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.