Fechar
GP1

Esportes

Delegação Piauiense leva apenas 6 atletas no Norte/Nordeste de Atletismo

Das 41 pessoas que iriam compor a delegação piauiense de atletas, apenas oito vão disputar a competição.

Das 41 pessoas que iriam compor a delegação piauiense de atletas, apenas oito vão disputar o Norte-Nordeste de Atletismo 2023. A competição será neste final de semana, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Em entrevista ao GP1 Esporte, Jozimar Venção, presidente da Federação de Atletismo do Piauí, informou que fizeram um pedido de um ônibus para a Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), que acabou sendo negado.

“Além dos 36 atletas, também iriamos contar com mais cinco dirigentes, sendo uma delegação de 41 pessoas. Mas estamos levando apenas oito representantes, seis atletas e dois dirigentes. O professor Alberto Euclides, do Centro de Treinamento do Piauí, está levando três atletas em seu carro pessoal. Também do CT Piauí da cidade de Picos, do Eraldo, que está pegando carona com o pessoal da ABA de Petrolina. Atletas bons como o Benedito, não irão. Ele iria provavelmente para ganhar o declaton, pois as marcas dele são muito boas. Além do Kauan, fazendo 45m nos dados, com chances de ser o segundo ou terceiro”, declarou Jozimar Venção.

Foto: Lucas Dias/GP1Pista de Atletismo da Universidade Estadual do Piauí
Pista de Atletismo da Universidade Estadual do Piauí

De acordo com o presidente, essa é a melhor geração em termos de potencial, sendo uma das melhores delegações sub-18. Segundo Jozimar Venção, os atletas terão prejuízos em suas bolsas-atleta, em suas experiências em futuras competições e em uma possível vaga na seleção brasileira de atletismo.

“O Norte-Nordeste, principalmente desde do ano passado, pega a soma de resultados positivos para ter bolsa atleta. Tendo um resultado até a oitava colocação termina somando pontos, então o prejuízo também vai para esse lado. Como se não bastasse, temos o Campeonato Brasileiro no mês que vem, com alguns atletas concretizando marcas e estando na experiência de um grande evento, indo com mais confiança para os próximos desafios. Com isso, teria o confronto com outros atletas em um nível parecido. Também tinha a chance desses atletas conseguirem boas marcas e garantirem vaga na seleção brasileira”, ressaltou o presidente.

Outro lado

A Secretária de Esportes do Piauí informou que a Federação Piauiense de Atletismo não foi pega de surpresa, já que haviam avisado que não teriam como disponibilizar um ônibus, desde junho, quando ajudou na viagem para o Troféu Norte/Nordeste Loteria Caixa de atletismo adulto, em junho, no Recife. Segundo a Secretária, eles ainda podem ajudar a todos, mas estão fazendo o possível ser o mais democrático possível.

A SECEPI vem apoiando a Associação e a Federação de Atletismo de diversas formas, inclusive proporcionando o deslocamento das equipes para campeonatos.

Somente nesses últimos dois meses, a Secretaria disponibilizou ônibus para a Associação de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Social – ACIS levar 28 atletas e equipe técnica para o Campeonato Cearense Loteria Caixa de atletismo, ocorrido de 4 a 8 de maio. Bem como, um ônibus para a Federação Piauiense de Atletismo que levou atletas e equipe técnica para o XLVII Troféu Norte/Nordeste Loteria Caixa de atletismo adulto que aconteceu no período de 1 a 4 de junho em Recife/PE. Essa última ajuda, foi dito a federação para escolher quais das competições a secretaria poderia apoiar os atletas, se a competição de junho ou de julho, e foi escolhida a primeira. Dessa forma a Federação de Atletismo tinha ciência da indisponibilidade dessa vez pela necessidade de contemplar também outras modalidades e outros atletas Piauienses.

Outras mais de 20 entidades, entre associações, federações e times foram integralmente atendidas em suas solicitações de apoio e patrocínio em 2023.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.