Fechar
GP1

Mundo

Ciclone tropical mata mais de 150 pessoas na Indonésia e no Timor Leste

Outras 72 estão desaparecidas, segundo a Agência Nacional de Resgate.

Pelo menos 155 pessoas morreram nas enchentes e inundações causadas pelo ciclone tropical Seroja que atinge o leste da Indonésia e o Timor Leste desde o fim de semana.

Na Indonésia, foram registrados 128 óbitos nas regiões de Flores Este, Alor, Lembata, Ende e Bima, enquanto 72 pessoas continuam desaparecidas, de acordo com a atualização de dados feita nesta terça-feira, 6, pela Agência Nacional de Resgate.

As equipes de emergência buscam acessar locais que ainda permanecem isolados, além de atender milhares de afetados e cerca de 8 mil desabrigados. Algumas das áreas só podem ser alcançadas por mar, uma alternativa difícil devido aos fortes ventos e ondas que atingem a localidade.

A televisão pública do Timor-Leste noticiou pelo menos 27 mortos devido à tempestade que atingiu o país de 1,3 milhão de habitantes. Na capital Díli, parcialmente inundada, foram registrados 13 mortos, seis deles crianças.

O presidente Francisco Guterres classificou as cheias como uma "grande calamidade" e disse que as autoridades ainda estão trabalhando para estabelecer a verdadeira extensão dos danos e o número de vítimas.

A agência meteorológica indonésia avisou sobre fortes chuvas para a próxima semana em várias áreas do arquipélago, onde a estação chuvosa ocorre geralmente entre novembro e março.

A Indonésia sofreu 1.030 desastres naturais até agora em 2021, incluindo terremotos, inundações, deslizamentos de terra, incêndios e tornados, que, sem contar as vítimas das últimas inundações, causaram 282 mortes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.