Fechar
GP1

Mundo

Nicolás Maduro e oposição retomam negociações neste sábado (26)

Principal ponto a ser discutido é o bem-estar social dos venezuelanos, que sofrem com crise humanitária.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quarta-feira (23), que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e a oposição venezuelana, pretendem reiniciar negociações neste sábado (26), após um ano sem conversas.

A informação também foi confirmada através da conta oficial do Twitter do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, principal mediador nessas negociações. Segundo o anúncio, as partes assinarão um acordo parcial sobre questões sociais”.

"A Noruega anuncia que o Governo da República Bolivariana da Venezuela e a Plataforma Unitária da Venezuela decidiram reiniciar o processo de negociação no México em 26 de novembro, facilitado pela Noruega. Lá, as partes assinarão um acordo parcial sobre questões sociais".

O encontro terá a mediação da comunidade internacional. Em comunicado, a Plataforma Unitária Democrática da Venezuela informou em nota que sempre “insistiram na negociação como um instrumento útil para a construção de soluções que atendam a crise humanitária que lamentavelmente sofre nosso país”.

O representante do governo de Nicolás Maduro compartilhou em seu twitter uma declaração em nome da delegação venezuelana, além de pedir a libertação do empresário colombiano Alex Saab nos Estados Unidos, para que ele integrasse a delegação do governo Maduro como membro.

A última rodada de negociações aconteceu no México em agosto de 2021, mas foram suspensas pelo Governo da Venezuela após a extradição de Alex Saab para os Estados Unidos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.