Fechar
GP1

Mundo

Paris se mostra vulnerável às mudanças climáticas

Capital francesa possui uma das maiores densidade populacionais, com poucos espaços refrescantes.

À medida que ondas de calor fazem ferver cidades de toda a Europa, com temperaturas excedendo os 37,8ºC em algumas regiões, Paris se mostra mal preparada para enfrentar os cada vez mais frequentes verões escaldantes decorrentes do aquecimento global.

A capital francesa possui uma das maiores densidades populacionais no mundo, com edifícios residenciais e prédios de escritórios ocupando grande parte da superfície da cidade, deixando pouco espaço para a refrescante presença de parques e árvores. Seus telhados de zinco e longas vias asfaltadas acumulam o calor, sufocando moradores que têm mergulhado de roupa nas fontes do Trocadero.

Na semana passada, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou a criação de um projeto que examinará “políticas destinadas a adaptar Paris a superondas de calor”, que a Prefeitura solenemente apelidou de “Paris 50º”.

A capital francesa é particularmente vulnerável às chamadas “ilhas urbanas de calor”, fenômeno em que cidades experimentam temperaturas mais altas do que seus entornos rurais — em razão das superfícies secas de telhados e pavimentos que absorvem a radiação solar de ondas curtas e a transformam em calor, que emana para o ambiente durante a noite.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.