Fechar
GP1

Mundo

Colômbia e Venezuela vão reabrir fronteiras no dia 26

Fronteiras entre os dois países estão totalmente fechadas desde 2019, após rompimento entre governos.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta sexta-feira que no próximo dia 26 de setembro acontecerá a esperada reabertura da fronteira com a Venezuela, com a retomada da conexão aérea e do transporte de cargas, um passo a mais para a plena normalização das relações que foram rompidas em 2019.

“Em 26 de setembro abriremos a fronteira entre a Colômbia e a Venezuela. Como primeiro passo, serão retomadas a conexão aérea e o transporte de carga entre nossos países”, escreveu Petro em sua conta no Twitter, ao mesmo tempo em que seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, fazia igual na mesma rede social.

Petro destacou que este passo confirma “o compromisso do governo de restabelecer relações fraternas” com a Venezuela, país com o qual a Colômbia compartilha uma fronteira de 2.219 quilômetros.

Por sua vez, Maduro disse estar “muito feliz em anunciar que a partir de 26 de setembro abriremos de forma conjunta as fronteiras entre Venezuela e Colômbia. Além disso, retomaremos os voos entre Caracas-Bogotá e Valência-Bogotá. O intercâmbio e a cooperação entre nossos povos recomeçam com o pé direito”.

Desta forma, os dois presidentes puseram fim à expectativa criada pela última campanha presidencial colombiana, na qual Petro prometia o restabelecimento das relações diplomáticas com a Venezuela, embora sem dar uma data de quando as fronteiras seriam abertas.

Precisamente no mês passado completou-se sete anos desde o fechamento da fronteira para a passagem de veículos ordenado por Maduro em 2015 em meio a tensões políticas com o governo do então presidente colombiano Juan Manuel Santos.

Mais tarde, em 23 de fevereiro de 2019, Maduro rompeu relações diplomáticas depois que o líder opositor venezuelano Juan Guaidó, apoiado pelo então presidente colombiano, Iván Duque, tentou entrar na Venezuela à frente de uma caravana de ajuda humanitária que partiu da cidade colombiana de Cúcuta.

Nas primeiras semanas do governo Petro, os dois países anunciaram o restabelecimento das relações e nomearam embaixadores em Caracas e Bogotá, embora Maduro tenha pedido que a tão esperada reabertura “fosse mais lenta” e segura, levando em conta o tráfico de drogas na área de fronteira.

Petro nomeou o ex-senador Armando Benedetti como embaixador, enquanto Maduro designou o ex-chanceler Félix Plasencia, e ambos já apresentaram as respectivas credenciais aos dois governantes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.