Fechar
GP1

Mundo

Canadá investiga interferência da China nas eleições do país

Entre as técnicas utilizadas pelo Partido Comunista está a doação de dinheiro para as campanhas.

O Serviço Canadense de Inteligência de Segurança (CSIS) divulgou documentos que comprovam a interferência da China sobre as últimas eleições ocorridas no Canadá. Entre as técnicas utilizadas pelo Partido Comunista Chinês (PCC) está a doação de dinheiro para as campanhas eleitorais.

O objetivo da interferência seria a busca de novas associações da comunidade chinesa no Canadá. Além da doação de dinheiro, a China também empregou campanhas de desinformação e fazia com que empresários contratassem estudantes chineses para campanhas eleitorais em Vancouver e na região da Grande Toronto.

A suspeita é que o país oriental também tenha interferido nas eleições de 2019. Ao todo, foram 11 candidatos sob influência de Pequim. O caso está sendo investigado pelos deputados do Comitê de Procedimentos e Assuntos da Câmara dos Comuns.

Mesmo com as suspeitas, a Força-Tarefa de Ameaças às Eleições de Segurança e Inteligência (SITE) nunca apontaram nenhum indício de que as eleições do país seriam uma marionete dos chineses. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, negou a interferência e disse que não houve comprometimento do pleito de 2021.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.