Fechar
GP1

Mundo

Balão de vigilância chinês é visto sobrevoando América Latina, diz EUA

Os Estados Unidos classificam o ato do país como "irresponsável" e a China afirma ser um incidente.

Nesta sexta-feira (3), um segundo balão chinês foi visto sobrevoando a America Latina, que foi confirmado pelo Pentágono. A descoberta do balão fez com que o secretário de estado americano, Antony Blinken, adiasse uma visita que faria a Pequim.

O porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Rayder, não especificou a localização exata do balão, mas confirmou a presença do objeto enviado pela China. “Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês”, informou.

A identificação do suposto balão chinês foi considerada pelos Estados Unidos como “ato irresponsável” de Pequim. As autoridades chinesas, em contrapartida, afirmam que se tratou de um incidente involuntário.

O secretário de Estado americano disse: "Trata-se de um ato irresponsável e de uma violação clara da soberania americana e do direito internacional, que mina o propósito da viagem. Tomamos conhecimento de que a China lamenta o ocorrido, mas a presença desse balão em nosso espaço aéreo é uma violação clara da nossa soberania, assim como do Direito Internacional, e é inaceitável".

A visita de Blinken a Pequim, que aconteceria de domingo para segunda foi adiada e será reprogramada quando “as condições forem adequadas”, informou o governo americano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.